Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mulheres acreanas dizem que Estado tem realmente de distribuir absorventes

Menstrual bag with cotton tampons and sanitary pads
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo divulgado na 1ª semana de janeiro diz que 80% das acreanas acham que o Estado deveria distribuir absorventes femininos. Esse mesmo estudo, produzido pelo portal Trocando Fraldas, especializado em saúde da mulher, mostra que as acreanas estão entre as que mais consideram que menstruação impacta negativamente a participação social.


Nesse contexto, o Acre ocupa o sexto lugar no ranking de Estados com maior número de mulheres que tem essa percepção.

Anúncios


No fim do ano passado, uma movimentação oficial promete ao menos reduzir a pobreza menstrual, um fenômeno que faz com que muitas jovens deixem de ir à escola ou ao trabalho por falta de absovente. Em dezembro, os deputados do Acre aprovaram projeto de lei de autoria de Chico Viga (Podemos) determinando a distribuição de absorventes femininos nas escolas públicas do Estado.


Chico Viga lembrou que o projeto visava “corrigir o retrocesso alcançado, referente a dignidade e o desenvolvimento sadio e harmonioso da criança e do adolescente, bem como homologar uma nova era, onde o respeito e os valores inerentes à pessoa humana sejam integralmente resguardados”.


“A população brasileira sofre com a pobreza extrema que aumenta cada vez mais, atingindo, inclusive, a higiene íntima. Neste sentido, os absorventes íntimos não são objetos supérfluos e sim de necessidade básica. Trata-se, portanto, de uma questão de proteção e higiene, além de evitar situações de constrangimento e vexame”, disse.


No Acre, os dados são do relatório de pobreza menstrual divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas mostram que 5,74% das estudantes, não dispõem de condições mínimas para cuidados com higiene pessoal.


“Trata-se de uma lei de fundamental importância para os nossos estudantes, trazendo dignidade aos que vivem em situação de vulnerabilidade, resguardando direitos, evitando constrangimentos, ausências e até o abandono escolar”, destacou o governador Gladson Cameli, ao sancionar a lei.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido