Conecte-se agora

Rio Branco retoma aulas online sem previsão para presenciais

Publicado

em

A capital acreana retomou nesta segunda-feira, 31, as aulas online da rede municipal de educação. Por conta da pandemia de Covid-19, os encontros ainda não são presenciais. Durante entrevista coletiva concedida pelo secretário municipal de Saúde, Frank Lima, e a de Educação, Nabiha Bestene, é necessário que haja o mínimo de ambiente sanitário para que as crianças e os funcionários voltem às instituições de ensino.

Também nesta segunda, começou a 4ª fase de vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco. A vacinação ocorre em dez unidades de saúde da capital e o município estima que cerca de 29.104 pessoas devem ser contempladas com as doses desta fase. Lima afirma que o ritmo da vacinação depende, exclusivamente, do envio de doses do Ministério da Saúde (MS), podendo ser interrompida em caso da falta do imunizante.

Sobre o retorno das aulas, Nabiha ressalta que ainda não há uma previsão da volta às aulas presenciais. “No momento as aulas serão remotas. Tanto o prefeito como o governador Gladson ainda não anunciaram nenhuma medida em relação às aulas presenciais. Quando for o momento, iremos repensar e reprogramar a nossa programação e aproveito para dizer aos pais que acompanhem os seus filhos. Hoje começa o ano letivo online”, explicou.

Para Frank Lima, ainda não há uma data para o retorno das aulas, mas ponderou que é necessário criar o ambiente sanitário desejável para o retorno das aulas, que será visto nos próximos meses com a imunização de profissionais da Educação.

Vacinação

Além de seguir com a imunização de pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, grávidas e mulheres no período pós-parto com doenças pré-existentes, o município iniciou a vacinação de trabalhadores da Educação, das Forças Armadas, de pessoas em situação de rua e outros grupos, todos com idade a partir dos 59 anos. Atualmente, a capital dispõe das vacinas AstraZeneca, Pfizer e Coronavac.

“Quem for se vacinar é muito simples, leve um contracheque. Quem não tiver, como é o caso dos caminhoneiros, é só levar o registro profissional. Além da comprovação do exercício profissional, é preciso levar um documento de identificação e o Cartão do SUS”, explicou Frank Lima, destacando que será preciso fazer um cadastro para se vacinar. Segundo ele, dependendo da movimentação em busca da vacina, poderá ser adotado o mesmo critério da vacinação com comorbidades, onde a prefeitura descia duas faixas-etárias por dia.

Já as pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacinação, conforme data descrita na carteira de vacina, devem procurar o drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC, em frente ao 7º BEC.

Pontos de vacinação: Urap Bacurau, Urap Valdeisa Valdez, Urap Eduardo Assmar, Urap Rosângela Pimentel, Urap Vila Ivonete, Urap Roney Meirelles, Urap Hidalgo de Lima, Urap Claudia Vitorino, Urap São Francisco e Policlínica Barral y Barral.

Saiba o público alvo:

Trabalhadores da Educação (municipal, estadual e federal) – a partir dos 59 anos. Trabalhadores do transporte coletivo (rodoviário, urbano e de longo curso) – a partir dos 59 anos. Trabalhadores do transporte aéreo – a partir dos 59 anos. Trabalhadores das indústrias – a partir dos 59 anos. Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) – a partir dos 59 anos. Funcionários do sistema de privação de liberdade – a partir dos 59 anos. Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas – a partir dos 59 anos. Pessoas em situação de rua – a partir dos 59 anos. Presos – a partir dos 59 anos.

Veja a coletiva:

Acre

Museu que homenageia Revolução Acreana está abandonado

Publicado

em

Um ponto turístico construído há mais de 10 anos se encontra em estado de completo abandono na capital acreana. O local é um museu a céu aberto contendo oito estátuas no Seringal Benfica, zona rural de Rio Branco, e conta a história da morte do herói da Revolução Acreana, o coronel José Plácido de Castro.

Nesta terça-feira, 15, dia em que o Acre completa 59 anos de emancipação política, o deputado estadual Jenilson Leite visitou a região e notou a situação de abandono. Imagens registradas pelo fotógrafo Jardy Lopes mostram que o matagal já invadiu a área, transformando num espaço abandonado.

A maior parte das construções está definhando no chão. Não há mais placas e nenhum sinal de manutenção. Moradores da região afirmam que o difícil acesso para o museu é só um dos problemas que o lugar enfrenta.

A ponte que passa sobre o Igarapé Extração está totalmente destruída. O espaço é da Fundação Elias Mansour (FEM). Há dois anos o governo do Acre tentou diálogo para buscar recursos e melhorias no local. No entanto, nada foi feito até o momento. “Esse é um “espaço de memoria”… nunca funcionou pois o acesso alaga e as pontes que já fizeram foram todas carregadas pelas águas”, disse ao ac24horas a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

O espaço foi inaugurado em 30 de agosto de 2008, no governo de Binho Marques. José Plácido de Castro liderou a Revolução Acreana em 1902, numa luta contra as tropas bolivianas. Ele foi morto em 1908, vítima de uma embosca.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Acre

Casal quase é linchado por populares após roubo de celular

Publicado

em

Um casal de assaltantes, de 24 e 17 anos, foi preso e por pouco não foi linchado na noite desta terça-feira, 15, após roubar o celular de uma mulher no MAPI Laboratório Veterinário, localizado na avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, a vítima foi abordada em via pública pelo casal em uma motocicleta, a adolescente de 17 anos em posse de uma faca, desceu da moto anunciou o assalto. A vítima foi colocada escorada em um muro e teve seu celular subtraído.

No momento em que a mulher foi roubada, o marido da vítima que estava chegando no seu veículo percebeu a situação e derrubou os assaltantes da motocicleta. Populares que passavam no local, deram apoio à vítima e conseguiram prender os criminosos.

A Polícia Militar foi acionada, deu voz de prisão aos assaltantes e os encaminharam à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos. A polícia informou a reportagem do ac24horas que o casal já estava sendo procurado desde a semana passada por cometer roubos na região do Bosque.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Neném Almeida anuncia greve dos bancários para a próxima semana

Publicado

em

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre – SEEB/AC realizou uma grande assembleia na segunda-feira (14) com a participação do deputado Neném Almeida (sem partido).

No encontro, realizado de maneira presencial e remoto, a categoria aprovou a realização de greve de suas atividades por tempo indeterminado a iniciar na próxima segunda-feira – 21 de junho – a partir de meia noite.

Almeida destacou que o sindicato se mostrou receptivo ao diálogo com o governo. Porém, as agendas solicitadas não foram atendidas. “Fico triste e frustrado, pois esses trabalhadores têm suas atividades consideradas como essenciais. Entretanto, ainda assim não são prioridade quando se trata de vacinação. E quem mais perde com isso é a própria população.”, comentou Neném.

O parlamentar lembrou que com o crescente número de casos de Covid-19 e a significativa quantidade de óbitos provocados pela doença dentro da categoria, o sindicato dos bancários pede que seus trabalhadores sejam incluídos imediatamente na prioridade da vacinação.

“É importante salientar que dentro de uma agência bancária não existe apenas bancários, e sim uma diversa gama de empregados, como: seguranças, recepcionistas, serventes e prestadores de serviços que estão diariamente em contato com a população que necessita de suas atividades para realizar as dela. É mais que justo que esses profissionais sejam tratados como merecem”, finalizou.

Continuar lendo

Acre

Mãe de Gladson diz que não é hora de desobrigar uso de máscaras

Publicado

em

A mãe do governador Gladson Cameli, Linda Cameli, não gostou muito da ideia do filho em desobrigar o uso de máscaras. Nas redes sociais, Linda Cameli afirmou que esse não era o momento para retirar a obrigatoriedade do uso do equipamento e citou, por exemplo, a alta ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com pacientes internados por Covid-19.

“Eu acho que não é hora pra deixar de usar máscaras. Hospitais lotados. Essa doença é horrível”, escreveu.

O comentário ocorreu na página do ac24horas, após Gladson afirmar na manhã desta terça-feira, 15, que estuda a publicação de um decreto nos próximos dias para que os acreanos imunizados deixem de usar o equipamento de proteção individual facial.

“Eu aguardo um estudo se vai manter aquela programação da quantidade de vacinas. Estou pensando em adotar algumas medidas, como por exemplo a retirada do uso de máscaras”, explicou Cameli.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.