Menu

Estudo mostra que Acre tem pouco a ganhar com fila única de UTI

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A partir dos registros DataSUS de fevereiro de 2020 e portarias ministeriais de habilitação, o estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) faz um comparativo por Estado dos leitos de ´UTI Adulta SUS e Não SUS´ a cada 10 mil habitantes, associando esses números a um maior ou menor grau de acesso da população a esse tipo de Leito em circunstâncias de pandemia da Covid-19.

Esse é um contexto -o da fila única de UTI – que o Acre teria pouco a ganhar, segundo se depreende desse estudo. Todavia, não deixa de ser um ganho.

Anúncio

O Acre sairia de 0,37 leito por 10 mil habitantes para 0,54 leito/10 mil/hab com a fila única. A UTI referida é para pessoa adulta. Outras regiões ganhariam muito com a fila única.

“Nos Estados da Federação onde a situação de ocupação de leitos de UTI apresenta-se crítica, ao se aplicar a universalização de acesso, praticamente mais que dobram a capacidade. A oferta de leitos de UTI Adulta a cada 10 mil habitantes, no RJ, passaria de 0,68 para 2,30; no Amazonas de 0,43 a 0,65; no Amapá de 0,14 a 0,54; no Ceará de 0,47 a 0,88 e em São Paulo de 0,76 a 1,81. Nacionalmente, passaria de uma média de 1,52 para 2,84 leitos de UTI Adulta a cada 10 mil habitantes”, diz o estudo da CNM.

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que analisa ações de combate à covid-19 no país discute, nesta segunda-feira (18), propostas que estabelecem uma fila única para o atendimento de pacientes com a Covid-19 em hospitais públicos e privados do país.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.