Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um belo exemplo de gestão

A partir de agora todos os professores da prefeitura da capital são concursados. Foi uma luta antiga dos sindicatos na busca deste objetivo, mas somente com a prefeita Socorro Neri  é que deixou de ser promessa e foi alcançado. É um exemplo de gestão. Injetar recursos na Educação não é gasto, é investimento na juventude para um futuro melhor. Não se chega ao desenvolvimento sem um bom sistema educacional. E na avaliação nacional a prefeitura da capital é a terceira em qualidade do ensino. Serão 676 professores que não ficarão mais à mercê de ações politiqueiras. A Educação sempre foi discurso central de palanque de políticos, mas quando chegam ao poder, esquecem e partem para a nefasta prática de selecionar afilhados e contratar para o magistério professores com contratos provisórios, o que não garante a estabilidade. Qualquer análise sem ideologia reconhecerá ser um fato memorável.


NÃO TEM CENÁRIO DEFINIDO


Não tem cenário definido para a eleição municipal da capital. Não se pode dizer que A ou B tem lugar garantido no segundo turno com base na última pesquisa. Enquanto não forem montadas as alianças partidárias, as pesquisas vão registrar um quadro altamente mutável.


CANSADO DE VER


Presenciei ao longo da minha carreira como jornalista candidatos começarem a campanha na dianteira e desmoronarem. E o menos cotado terminar a eleição como vencedor. Por isso, ninguém comemore por antecipação, porque a política costuma ser a arte do imprevisível.  


FICA NA BASE DA ESPECULAÇÃO


Quem vai ser o candidato do Gladson Cameli, em Rio Branco? Alguém sabe? Ninguém sabe! A Socorro vai se coligar com o PT ou não? Ninguém sabe! O senador Sérgio Petecão (PSD) vai com quem? Quais são as coligações? Sem isso, não há como ter uma pesquisa mais crível.


MOMENTO, SÓ ISSO!


Pesquisa hoje registra um momento e que está muito longe da campanha. Não se sabe nem como ficará o quadro de candidatos e suas alianças, pesquisa hoje então é uma adivinhação.


COMPONENTES PRÓPRIOS


Uma campanha majoritária tem componentes próprios. Um delas, o candidato a prefeito tem que ter uma boa chapa de vereadores ou várias chapas de vereadores lhe apoiando. O bom desempenho da campanha de um candidato majoritário está umbilicalmente ligado à empatia que vai conseguir com o eleitor. Pesa também a estrutura da campanha. Sem estes cenários se configurarem vamos ficar fazendo ilações sobre o Chico vai ganhar, ou a Maria vai perder. versa.


PEGOU MUITO MAL


O deputado Jenilson Lopes (PSB) foi muito criticado por não suspender ontem uma sessão solene para rasgar seda aos presidentes de Associação de Moradores, enquanto na entrada da ALEAC era velado o corpo do ex-deputado Luiz Pereira, que honrou o parlamento. Pena!


FORA DO JOGO


É perda de tempo colocar o nome do ex-prefeito Angelim nas pesquisas feitas para a prefeitura de Rio Branco. Sabe que fora do poder seria uma batalha dura a ser enfrentada. Acho que só pensaria em entrar na eleição numa hipótese nula da prefeita Socorro lhe apoiar.


HENRIQUE AFONSO


É o nome que o senador Sérgio Petecão (PSD) trabalha para ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Henrique Afonso sempre teve uma boa votação naquele município.


NOME NOVO


Não se admire se o governador Gladson Cameli resolver lançar um nome novo, que nunca foi candidato, mas é bem relacionado, na eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Não foi em vão que o seu primo Linker Cameli foi incluído na pesquisa da BIG DATA. Deve decidir após o carnaval numa visita política que fará ao Juruá, como se posicionará.


MUITO DIFÍCIL RECUAR


Só que acho muito difícil conseguirem convencer o prefeito Ilderlei Cordeiro não sair à reeleição. Os problemas que a sua gestão está tendo com a justiça não serão empecilho.


CONVERSA DEFINITIVA


A senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) deve decidir numa conversa franca com o governador Gladson Cameli se continuará ou não na presidência do PROGRESSISTAS. Não adianta ficar no comando do partido sem ter condições para não atender as demandas.


VÃO GOSTAR DE CONFUSÃO!


O clima interno do PROGRESSISTAS é de briga feroz entre seus grupos. Ao que indica o partido não estava preparado para chegar ao poder. Até o Rui Birico foi expulso do ZAP da sigla.


LEITURA CORRETA


Aliados do governador fazem uma leitura correta quando miram que o MDB trabalha para ter uma candidatura própria para os cargos majoritários em disputa em 2022. O movimento do MDB de afastamento do governo se torna cada dia mais nítido com suas posições partidárias.


CAMINHO DE ESPINHOS


A postura que o deputado Roberto Duarte (MDB) cultivou ao longo do seu primeiro ano de mandato, sendo duro nas críticas, até mais que a oposição ao governo do Gladson, deixa seu partido sem legitimidade de num eventual segundo turno pedir o apoio ao seu candidato.


MORDE E ASSOPRA


O MDB, com o deputado Roberto Duarte, vem adotando em relação ao governo um comportamento de bate e depois assopra. Tudo sob a capa de que é “independente”.


LARGA EXPERIÊNCIA


Não tinha atentado que o ex-deputado Élson Santiago estava no Conselho Político do Governo. Passou batido, mas não é tarde para registrar que tem experiência para contribuir muito com sugestões, principalmente, num ano eleitoral, logo ele que venceu muitas eleições.


EMPURRADOS PELA LEGISLAÇÃO


A maioria dos nove candidatos a prefeito de Rio Branco vai entrar na disputa embalada pela pressão de suas direções partidárias, que têm que alcançar o teto da Cláusula de Barreira para  seus partidos não sumirem do mapa eleitoral. Mesmo para cumprir tabela na campanha.


CANDIDATA A PREFEITA


Dirigentes regionais do PTB voltaram a confirmar ontem de que Charlene Lima não vai ser um mero cabo-eleitoral na eleição para a prefeitura de Sena Madureira, será mesmo candidata à prefeita. Se não ganhar, solidifica o seu nome para disputar uma vaga na ALEAC em 2022.


UMA FIGURA GENEROSA


Quem conheceu de perto o ex-deputado e ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira, sabe que era uma pessoa generosa. Incapaz de levantar a voz contra alguém. Era um político da paz, do diálogo. Descanse em paz, meu bom filósofo do Abunã! Que Deus o acolha, meu amigo.


DISPUTA ACIRRADA


A disputa por vagas de vereador da capital deverá ser a de maior número de candidaturas das últimas campanhas, por causa do aumento de partidos. Isso leva a disputa a ser acirrada.


ACREDITANDO EM PAPAI NOEL


“Quem sabe a prefeita Socorro Neri desiste de ser candidata, e a gente coloca o Angelim com o apoio dela?” Frase ouvida ontem de um petista de alta plumagem. Acredita em Papai Noel.


VOTO PESSOAL


Errado atribuir ao PT a boa aparição do ex-prefeito Angelim nas pesquisas, a sua aceitação vai bem além dos muros petistas, são votos mais pelo seu perfil de administrador e somente isso.


SOME NA CAMPANHA


Na disputa para a prefeitura de Rio Branco não aposte no aparecimento de nenhum salvador da pátria. Quem não tiver estrutura partidária vai sumir ao longo do avançar da campanha.


COME QUIETO


O ex-prefeito Marcus Alexandre quer passar a impressão que está  quieto no seu canto, mas pelo contrário, é quem mais articula para uma candidatura própria do PT para a PMRB.


VOLTAMOS APÓS O CARNAVAL


O BLOG só deve voltar à ativa depois do carnaval. Mesmo porque nada de importante na política tende a acontecer no período carnavalesco. Se beber não dirija. Paz e bom carnaval.


FRASE MARCANTE


“Na política, até a sombra pode trair”. Máxima da política mineira.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.