Menu

Pesquisar
Close this search box.

A passagem de ônibus aumentou por causa de provocação da oposição

Enfim, depois de várias explicações de outras fontes em aramaico, veio da secretária de Comunicação da PMRB, Andréia Forneck (foto), a versão em português claro sobre o aumento do preço das passagens de ônibus. Diz no e-mail que tudo começou com os vereadores de oposição pedindo uma Audiência Pública para discutir a tarifa e chamou o Ministério Público, que após estudar as planilhas decidiu pelo reajuste. Foi então assinado um TAC entre MP e prefeitura para ser cumprida a deliberação do MPE. Ou seja, não tivesse havido a provocação da oposição não teria aumento. A Câmara Municipal só aprovou a manutenção do preço de 1 real aos estudantes. A convincente explicação era para ter sido dada no fervor dos debates. O que prevaleceu até aqui que foi o que a culpa do reajuste é do prefeito Marcus Alexandre e dos vereadores como um todo. Agora Inês é morta e já teve até missa de trigésimo dia. Papagaio comeu milho e periquito levou a fama. Um registro: a bancada da FPA foi omissa no esclarecimento.


Candidatura confirmada


O deputado federal Werles Rocha, garantiu ontem que a vice-prefeita de Senador Guiomard, Branca Menezes (PSDB), será candidata à prefeita, com boa chance na disputa. E com o compromisso de que, se não vencer, será candidata única à Aleac pelo PSDB, no município.


Com o diretório municipal


Em Rio Branco, o deputado Werles Rocha (PSDB) deixou a cargo do diretório municipal a escolha do candidato a prefeito, sendo o nome de Francineudo Costa, o mais provável. Descartou à coluna que sua irmã Mara Rocha, que se filiou ao PMDB, está no páreo.


Presente da Dilma


Vamos começar o ano com mais um presente da presidente Dilma, novo aumento no preço da gasolina, que no Acre, parece ser decidido num cartel. Será o primeiro de uma série de reajustes no decorrer de 2016. O mais grave é que não se tem a quem recorrer.


Não foi uma decisão sensata


Não embarco nas atitudes radicais da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, mas indo para a parte política, acho que o PT perde mais do que ganha em alimentar o enfrentamento.


Motivo simples


E por um motivo político bem simples: o SINTEAC sempre foi um reduto fechado do PT.


Mais preparado


Entre os candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul, o mais preparado, com vivência política, é sem dúvida o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). O problema é saber se terá estrutura financeira para tocar campanha e um bom número de candidatos a vereadores.


Mesma tática


O prefeito Vagner Sales usa a favor do seu candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderley Cordeiro (PMDB), a mesma tática que usou quando foi candidato à reeleição: montou uma grande coligação para ter uma legião de candidatos a vereadores nas ruas pedindo votos.


Chega de embromação


Vamos chegando ao fim do ano e a cada dia o presidente da EMATER-ACRE, Idésio Frank, inventa uma desculpa para não pagar os salários dos servidores de dezembro e o décimo terceiro. Ninguém vá acusá-los de radicais se os servidores acamparem no gabinete do chefe.


Nada pior que não ter palavra


Não existe nada pior numa relação trabalhista, numa relação de compromissos, do que não cumprir o que foi acertado para uma data. E ao que parece é um comportamento negativo que não é restrito ao caso da EMATER. Não pode cumprir? Não faça o compromisso, é melhor.


Também nas relações políticas


Talvez porque tenha outra concepção de parceria, eu esteja fazendo um comentário fora do tom usual, mas como costumo cumprir o que prometo, me causa estranheza quando a outra parte não cumpre. Prefiro ficar com a minha concepção que relações políticas têm mão dupla, em data e hora certa.


Agora eu fiquei


Um dirigente de partido nanico comentava ontem que o seu ostracismo está com os dias contados. “A partir de abril, quando ninguém tiver como mexer na minha chapa de candidatos a vereadores, será a minha vez de esnobar assessores do governo, da PMRB e do PT”, avisou.


Primos pobres


Ainda um comentário deste dirigente nanico: “enquanto os partidos nanicos não se valorizarem vão continuar assistindo o PCdoB e o PSB participarem do banquete de cargos no governo e PMRB, e gente, como primos pobres, se contentando com migalhas que caem da mesa”.


Minha opinião


Quando ouço dirigente de partido nanico prometendo que vai endurecer sua posição, fazer cobranças ao governo e à prefeitura durante a campanha entra por um ouvido e sai pelo outro. Nenhum reagirá coisa alguma, entupiram de familiares na prefeitura e governo.


Piada de português


Para a sucessão municipal na PMRB o roteiro será o mesmo de outras eleições: Marcus Alexandre, Tião Viana e Jorge Viana vão se reunir e escolher o nome do vice da chapa da FPA. A história que a escolha passará pelo Conselho político da FPA é uma piada de português.


Reflexo é no governo


O secretário de Saúde, Armando Melo, deveria ter aprendido que quando ocorrem problemas no atendimento às pessoas que procuram as UPAs, com a ausência de pediatras, o reflexo negativo político não é na sua pessoa, mas exclusivamente na imagem do governo.


Não adianta mascarar


E não adianta mascarar que a coisa está resolvida porque não está, secretário Armando Melo. Será que centenas de mães que levaram seus filhos para uma consulta com um pediatra nas UPAs e não conseguiram estão mentindo? Se fossem atendidos não haveria as queixas.


Gelol no torcicolo


A gozação ontem numa roda era com a secretária de Turismo, Raquel Moreira: “deverá fechar o ano com torcicolo de tanto olhar para o céu e contar os aviões de rotas internacionais que cruzam nosso espaço aéreo e depois contabilizar como turistas que visitaram o Acre”.


Municípios problemas


O presidente do PT, Ermício Sena, considera que em apenas cinco municípios não se definiram os candidatos a prefeito da FPA. Em Xapuri , Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Assis Brasil e Acrelândia. No restante já existem candidaturas mais solidificadas


Profusão de candidatos


Sobre Xapuri, Ermício Sena diz que de concreto só que o PT terá candidatura própria. E quanto ao nome a ser lançado será alvo de discussões no diretório e em último caso numa plenária.


Nem nome ainda


Ermício reconhece que em Cruzeiro do Sul não há ainda nem nomes. Em Sena Madureira a complicação é outra: três candidatos na FPA. Charlene Lima (PV), Mano Rufino (PSB) e Alan Areal (PT). Em Assis Brasil será tentado à exaustão convencer o ex-prefeito Manoelzinho (PT).


Nome vai para a mesa


Sobre a escolha do vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, Ermício Sena defende o direito do PT colocar um nome para a apreciação, e que não pode ser descartado simplesmente.


Desde quando você é dono do povo?


Acho cômico o senador Sérgio Petecão (PSD) dizer que vai ao interior “visitar meu povo”. Desde quando o povo é propriedade sua? Vá pensando que os votos que o elegeram senador vão se repetir em 2018, vá pensando, vá pensando! Ninguém é dono de voto, Petecão!


Experiência nova e gratificante


Nos meus 40 anos de jornalismo político, confesso que foi uma experiência nova e gratificante ir trabalhar no jornal OPINIÃO, um projeto ousado, fugindo do padrão de ser apenas um jornal da capital. O jornal pode ser lido todos os dias na maioria dos municípios. Apostou na inovação, num tempo difícil para o jornalismo impresso. Não tenho dúvida que vai conquistar o mercado por ter uma boa equipe de redação. Ressalte-se o empreendedorismo do empresário Acrevenos Spíndola, que apostou na qualidade e no profissionalismo.


Fechando 2015


Estou fechando o ano de 2015 sem reclamações. Escrevi o que achei que devia escrever neste espaço. Ninguém do poder teve a ousadia de me ligar para dar carões ou censurar um comentário como aconteceu com alguns amigos da imprensa. Não dou esta abertura. Não sou infalível. Devo ter cometido erros e injustiças, mas sem dolo. Nunca neguei espaço ao contraditório. Por isso o recorde de leitores. A eles, um Feliz 2016, saúde, paz e prosperidade.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.