Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia…

A única reação que cabe após a declaração do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) de que estava em peregrinação pelos municípios do interior buscando candidaturas únicas da oposição para prefeito, não podia ser outra: achar graça. A oposição não se une nem para passar a chuva debaixo do mesmo guarda-chuva. Cada município já tem escalado um mínimo de três candidatos da oposição disputando as prefeituras. O próprio Márcio  sentiu na pele o quanto estabanados são os dirigentes dos partidos oposicionistas: foi praticamente abandonado no segundo turno da disputa do governo. A coluna registrou na época sua revolta. O máximo que vai conseguir nessas suas andanças é cantar com a penca de candidatos da oposição, a modinha de brincadeira de roda: ciranda/cirandinha/vamos todos cirandar/ Vamos dar a meia volta/ volta e meia/ vamos dar……  E na eleição municipal, os dirigentes da oposição continuarão olhando para o próprio umbigo. Nem o Márcio Bittar duvida disso.


Como ter uma educação de qualidade
Em Porto Acre, revela o prefeito Carlinhos da Saúde (PSDB), o governo federal repassa 30 centavos por cada aluno para o fornecimento de merenda escolar. Não compra um “Sonho de Valsa”. Como exigir dos prefeitos do interior uma educação de qualidade? Vergonhoso!


Ameaçada de morte
E por tentar acabar com as gratificações graciosas, o prefeito Carlinhos da Saúde, para melhorar o orçamento foi ameaçado de morte. Está certo em não disputar a reeleição.


Fechando zerado
Mesmo enfrentando uma série de problemas, o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), vai fechar o ano pagando dezembro e o 13° dos servidores municipais, um alento nesta crise.


Sob suspeição
Com tanta notícia de confusão neste concurso para a prefeitura de Senador Guiomard, o que o deixa sob suspeição, não há como o MP não intervir e pedir a sua nulidade, além de responsabilizar os responsáveis. Não pode ser homologado e ficar por isso mesmo. Escancarou!


Batendo no flanco
O senador Sérgio Petecão (PSD) diz que não sabe como o prefeito James Gomes (PP) vai explicar na campanha o fato do seu candidato a prefeito, empresário Jorge Catalan (PP), ter ganhado quase todas as obras executadas no município. Seus opositores vão bater no flanco.


Pobre que se exploda…
A única explicação para os vereadores da Capital aprovar, no auge de uma crise econômica, um reajuste no preço das passagens de ônibus, é a que não andam de ônibus, cada um tem o carro do ano. Como dizia o personagem do Chico Anísio, Justo Veríssimo, que encarnava um político: “pobre que se exploda!”. O que a população está comentando é impublicável!


Se admirando de que?
Por qual motivo a admiração pelo fato da ex-senadora Marina Silva ter orientado os deputados federais do seu partido, o REDE, a votar contra o impeachment da presidente Dilma? A Marina foi gestada politicamente no PT, sua afinidade é com o petismo, e não é com a oposição.


Do zero para o pico
Quem está fechando o ano politicamente bem é a publicitária Charlene Lima (PV). Novata na política, é a melhor avaliada nas pesquisas dentro da FPA, só perdeu até aqui para o Mazinho (PMDB) e Toinha Vieira (PSDB), ambos da oposição, e venceu o prefeito Mano Rufino (PSB) em todas.


Justiça igual para todos
As crianças estão deixando de ir para a aula, em Acrelândia, por falta de combustível nos ônibus. Não tiraram o prefeito Jonas da Farmácia (PT) por não resolver os problemas do município.? Para a justiça ser justa tem que tirar do cargo também o prefeito interino.


Melhorou em que?
Não colocaram o vereador Dinizete como prefeito interino para melhorar a gestão?.


Muito açodado
O Tribunal de Justiça do Acre foi açodado em afastar um prefeito, que mesmo sendo um desastre como gestor, foi eleito pelo voto popular. O problema não se resolverá se afastando o prefeito, porque é uma crise econômica que atinge os municípios. Resolveu afastar?


Para se ter idéia da crise
Cruzeiro do Sul é uma prefeitura bem administrada. Mas terá que a partir  desta semana cortar investimentos e pessoal. Para se ter uma idéia, de uma previsão de recebimento de 1,6 mi de repasses federais, caiu na conta 312 mil reais. Não há milagre para o Vagner Sales fazer.


Saldo na população
No Acre, aponta o IBGE, 18% da população vive com 1/4 do salário mínimo, um dado que mostra o quanto desastrada vem sendo a condução da economia no governo Dilma, cujo reflexo no Acre, que vive praticamente de repasses federais, é inevitável.


É outra história
Se a chapa Dilma-Temmer vier a ser cassada no TSE, onde corre célere uma ação neste sentido, aí não poderá ser falar em golpe, em chantagem, porque será uma decisão da mais alta corte da justiça eleitoral, sem qualquer ingerência de natureza política.


Sabe das coisas
Quer dizer que o ex-vereador Dino Gadelha e o Mestre dos Magos, ex-prefeito Aldemir Lopes, apartaram a farinha? O Aldemir não pode nem atacar o Dino, uma bomba ambulante, por participar de todas as decisões na prefeitura de Brasiléia. Terá que engolir caladinho a briga.


Melhor para a Fernanda Hassem
Com duas candidaturas dentro da oposição para prefeito de Brasiléia é tudo o que a candidata do PT à prefeitura, vereadora Fernanda Hassem, pediu de Natal. Consolidará seu favoritismo.


Bela entrevista
A entrevista do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ao “GLOBO NEWS” foi uma aula de Brasil. Concordo quando disse que a crise é fruto de uma presidente que só pensa nos seus, não dialoga com a população, e de uma classe política decadente. Perfeito.


Desmistificação
Concordo com o Joaquim Barbosa quando desmonta a tese que só no período do Lula e da Dilma é que as instituições funcionam. Para ele, funcionam em parte: funciona o Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Federal, mas o Executivo e o Legislativo não cumprem seus papéis.


Congresso terrível
Nada hoje está mais desmoralizado do que a Câmara Federal e o Senado da República. Não conseguiram fazer a Reforma Política – apenas mantiveram os privilégios – os seus presidentes e mais de cinqüenta parlamentares estão sendo investigados na “Lava-Jato”, enfim, o caos.


Não costuma acontecer
Estamos caminhando para o fim deste período legislativo. Um fato que não é comum aconteceu, o do presidente da Assembléia Legislativa ser elogiado pela base do governo e a oposição. É o que está acontecendo com o deputado Ney Amorim (PT), que foi um magistrado.


Termina muito mal
Já a Câmara Municipal de Rio Branco, com a aprovação do aumento do preço das passagens de ônibus num momento de crise econômica e desemprego, está terminando o ano em desgaste.


Chuva de candidatos
Até aqui, Taurauacá é o município com mais candidatos a prefeito. PMDB-PDT-PSB-PSDB-REDE-PT terão candidaturas próprias. Todos lutando para administrar uma prefeitura sem um tostão para investimentos. Não dá para entender como alguém quer ser prefeito nesta crise.


Pepino gigante
Mas é em Manuel Urbano onde quem vencer a eleição terá mais problemas a enfrentar. Uma prefeitura quebrada e uma cidade destruída. Parece que foi bombardeada.


Pode até aparecer
Com tantos escândalos pode até aparecer algum ato de corrupção com a digital da presidente Dilma, mas por enquanto nada que possa ser visto com este potencial no pedido de impeachment.


Precisa de um plano
Se o PSDB quer projetar a imagem da sua candidata à prefeita de Rio Branco, professora Socorro Nery (PSDB), tem de passar a criar fatos que projetem a sua imagem para a opinião pública, volto a repetir. Não pode simplesmente aparecer em 2016 e lhe apresentar na campanha como candidata à PMRB.


Consolidando pela quebra da mesmice
O “OPINIÃO” ter ganhado os principais prêmios de jornalismo “José Chalub Leite”, com a melhor matéria e no fotojornalismo é a consolidação de uma nova visão no jornalismo acreano, a saída da mesmice. O reconhecimento é o resultado da quebra do privilégio da Capital. Até a entrada do “OPINIÃO” no mercado, todos os jornais diários do Estado só circulavam (continuam circulando) em Rio Branco. Como se o Acre se limitasse ao centro do poder. O “OPINIÃO” acabou com isso, circula nos principais municípios acreanos, diariamente, e isso é algo inovador. No jornalismo impresso, que perdeu espaço para as mídias digitais, ou se inova ou fica estagnado vivendo praticamente do nome. Mas, o leitor de jornal não é burro, ele acompanha isso. Ele sabe o que era o jornalismo acreano, vibrante, vigoroso, há 10 anos, do que é hoje. Acho que o empresário Acrevenos, que teve a idéia de montar o “OPINIÃO”, é um jovem com uma visão no futuro, que não pensa só no momento. Pensa na modernidade, na qualidade. Ganhar os principais prêmios no “José Chalub Leite” é apenas a colheita do fruto que plantou. Registre-se que ganhou também o prêmio de fotojornalismo. Vida longa ao “OPINIÃO”! Valeu Resley Saab e Juan Diaz, parabéns, rapaziada!


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.