Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeituras no interior do Acre sofrerão para manter salários em dia

Quebradas e fechadas para balanço
O prefeito de Epitaciolândia, Handré Hassem (PP), virou uma espécie de porta-voz dos prefeitos quebrados do Alto Acre. As demissões em massa em quase todos os municípios é fruto da queda da receita federal em 40%, diz. Sena Madureira, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri, além dos que já demitiram terão que demitir mais ou não pagarão a folha dos servidores efetivos. Falar em pagar o 13°, segundo ele, neste momento é luxo. Prevê que se muito conseguirem será pagar a folha mensal e assim mesmo com atraso. Cita que projetos importantes como o de endemias terão que ser cortados. André traduziu numa frase o que está acontecendo: “a Dilma quebrou o Brasil e com ele todas as prefeituras. Vamos ter que parar os investimentos. Para pagar só funcionário é melhor meter a chave na porta”. Um manifesto com funcionários de vários municípios está sendo organizado para ser deflagrado como um protesto à quebradeira em frente ao Palácio Rio Branco. Não vai resolver nada.


Mas está se virando
Entre os secretários estaduais, não sei como, mas um dos poucos que está se virando na crise e mostrando trabalho é o Nil, da SEAPROF, que movimenta o meio rural e consegue levar insumos e máquinas aos agricultores. Deveria dar aulas aos demais secretários.


Procurando outros caminhos
O senador Sérgio Petecão (PSD) confirmou ontem o que a coluna já tinha publicado: o seu afastamento político do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes. Confirmou que há também uma conversa adiantada para apoiar André Maia (PDT) a prefeito.


Conversas em andamento
Petecão conta que foi procurado em sua residência por André Maia para lhe pedir apoio. Novas conversas aconteceram e, inclusive, almoçaram juntos ontem em um ato na zona rural.


Decisão em grupo
Há entendimento com o deputado Jairo Carvalho (PSD) e o Pastor Pedro Abreu, para juntos tomarem uma decisão oficial sobre quem vão apoiar a prefeito de Senador Guiomar, explicou Petecão.


Acordo venha tudo ao meu reino
Um amigo tucano com quem conversei ontem relatou que, o prefeito Vagner Sales (PMDB) quer fazer um acordo para 2018 com o PSDB na base do venha tudo ao meu reino:  ser candidato a senador, a mulher a deputada estadual e a filha para deputada federal.


Sabem cantar, Jenilson?
O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) está eufórico por o PCdoB ter filiado 1.209 novos camaradas. Sabem cantar ao menos uma estrofe do hino da Internacional Socialista?


Ações de gabinete
O deputado Heitor Junior (PDT) faz um trabalho positivo na área da saúde. Ontem, disponibilizou na porta da Assembléia Legislativa exames para detectar hepatites, sífilis, HIV, medição de pressão arterial e de glicose e exames de elastografia para o fígado.


Comoção social
Estas demissões de centenas de funcionários nas prefeituras do Alto Acre vão causar uma comoção social, porque em municípios pequenos não existem fontes alternativas de emprego, principalmente, nesta onda de crise econômica que se abateu sobre o Brasil.


Pior é que não resolve
Que a presidente Dilma é um desastre em todos os sentidos, ninguém bom da cabeça pode contestar, mas também não será decretando o seu impeachment que o assunto será resolvido.


Nem com a marvada se unem!
A farra etílica do final de semana dos dirigentes da oposição na “Fazenda Boi Cagão”, do senador Sérgio Petecão (PSD), não resolveu nada (segundo um dos integrantes), a Capital continuará com várias candidaturas para a prefeitura. Nem com a marvada eles se unem!


Decisão tomada
Os presidentes do DEM, Tião Bocalon; e do PSDB, deputado federal Werles Rocha, não deram as caras na “Boi Cagão”, porque já definiram que terão candidatos próprios à PMRB. Sem o PSDB e o DEM o encontro se resumiu a ser uma farra regada a petiscos e ficou somente nisso.


Prato cheio
Em 2016 continuará a crise econômica, o que deixará os atuais prefeitos de mãos atadas para tocar obras novas. Mas, por outro lado será um prato cheio para os adversários nos palanques. O povão não vai querer saber se a rua dele não saiu por culpa da Dilma, quer o benefício.


Velho cacique
O velho cacique de Sena Madureira, vereador Raimundo Sales, era um dos mais entusiasmados no ato de pré-lançamento da candidatura da Charlene Lima a prefeita.


 Piada de português diferente
O Acre é o único lugar do Brasil em que um português sai por cima na piada. A Agrocortex,  cujos donos são empresários portugueses, e que o Estado lutou para fixá-la no Estado não vai gerar ICMS aos cofres públicos, apenas alguns empregos temporários em Manuel Urbano.


Anotem para conferir
Quando os seus caminhões trucados toureiros começaram a circular pela BR-364, que não foi preparada para grande tonelagem, e a deixarem na buraqueira, quero ver a choradeira.


Rigor científico zero
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) ironizou a escolha do deputado federal Alan Rick (PRB) pela revista “Congresso em Foco” como “destaque” no parlamento: “votação pela internet”. Escolha pela internet tem rigor científico zero. Amigos podem se juntar, votar num deputado e este ficar bem na fita. Não sei se foi o caso, mas que isso acontece, acontece.


Rompimento suspeito
O deputado Jairo Carvalho (PSD) confirmou que o grupo do senador Sérgio Petecão (PSD), ao qual integra, está praticamente rompido com o prefeito James Gomes para a sucessão municipal e vem conversando com o candidato a prefeito André Maia (PDT) para lhe apoiar.


A briga é uma marmelada
Mas, para o bom jornalista Gilberto Moura, é tudo conversa fiada, já se acertaram e, inclusive, o deputado Jairo Carvalho (PSD) vai apontar a Pastora Glória para ser a vice do Jorge Catalan (PSDB), que é o nome apoiado pelo prefeito James Gomes à sua sucessão.


Pagamento pela lealdade?
Gilberto Moura fala não saber o motivo de sua demissão do setor de comunicação do prefeito James Gomes, a quem diz sempre ter sido leal e iniciado um trabalho para divulgar a candidatura de Jorge Catalan (PSDB) a prefeito. Sou testemunha, Gilberto é um bom assessor.


Vai ser pastor, Jairo Cassiano!
O ex-vice-prefeito Jairo Cassiano justifica a sua filiação no PRB, com a explicação que poderá fazer um “ativismo religioso”. Égua! Pensei que partido político fosse para ser fazer política. Quer fazer fundamentalismo religioso, vira Pastor evangélico, Jairo, que o lugar adequado.


Falando no Jairo Cassiano
Como uma coisa puxa a outra: o ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB) diz que o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), deu uma melhorada na gestão depois que tirou o secretário Jairo Cassiano da sua sombra. A simbiose estava acabando o Mano, enfatiza Gilberto.


Que é isso, deputado?
Que existem problemas na Saúde não dá para tapar o sol com a peneira. Mas atribuir à má gestão na Saúde os supostos erros médicos que culminaram com a morte de um empresário, não é uma acusação séria. Até porque o secretário Armando Melo não estava na sala de cirurgia.


Peso político
A publicitária Charlene Lima (PV) conseguiu o que muitos duvidavam: projetar seu nome como candidata a prefeita de Sena Madureira e montar uma chapa competitiva de candidatos a vereador. Com isso entrou no jogo com chance de se eleger, e não como mera coadjuvante.


Sonho de consumo
Seu nome tomou um patamar tão respeitável que o sonho de consumo do prefeito Mano Rufino (PSB) é tê-la como vice na sua chapa, e vai investir numa conversa com a cúpula petista via o deputado federal César Messias (PSB).


No PDT
O ex-deputado Jamil Asfury e todo o seu grupo acabaram se filiando ao PDT, por ser um partido mais organizado que o PTB. Deverá lançar sua mulher, Pastora Sandra da IBB, candidata a vereadora de Rio Branco. Falam muito bem politicamente dela.


Vaselina do Juruá
 O deputado federal Nosser de Almeida (ARENA) era conhecido como “Vaselina do Juruá”, por ser escorregadio como poucos. Certo dia entra no restaurante do Antero, em Sena Madureira, e foi recebido com uma patada pelo cabo-eleitoral: “até que enfim conseguiu encontrar o caminho do meu restaurante desde a última eleição há quatro anos, não é Nosser?”. Nosser Almeida coçou o bigode estilo mexicano, colocou a mão no ombro do revoltado aliado e explicou: “é não meu dileto e querido amigo Antero, o problema que a comida do seu restaurante é a mais gostosa da região, que se eu lhe visitasse sempre ia ficar mais gordo do que o Rei Momo”. Foi o bastante para acalmar o ambiente e manter o voto do velho aliado.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.