Menu

Pesquisar
Close this search box.

PT vai formar chapa pesada para disputa da Câmara na capital

Conquista sem tamanho
Até bem pouco o município do Jordão tinha água tratada eventualmente uma vez por semana. Mas o tempo da torneira seca acabou no último sábado, quando o governador Tião Viana inaugurou o novo sistema de água tratada, que fornecerá o produto 24 horas diárias. Tudo isso num tempo de uma das piores crises econômicas do Brasil. Mas, um ponto neste ato deve ser ressaltado: o dedo criativo do presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, que numa operação arriscada, com rio seco, conseguiu remanejar uma estação de tratamento que estava sem serventia em Rio Branco, fazer uma adequação, e colocá-la para operar no Jordão. É deste tipo de criatividade que falta em alguns secretários do governo que capinam sentados. Não tem cão, caça com o gato, diz o velho e sempre aplicável ditado. Administrar com o cofre cheio qualquer um administra.


Chapa da pesada
O PT conseguiu montar uma chapa da pesada para vereador da Capital. Os nomes: vereadores Gabriel Forneck, Ismael e Graça da Baixada, Rose Costa e, mais: Dr. Jackson Ramos, Rita Paro, Manoel Lima do SINTEAC, Raquel Moreira, Socorro Lima, Socorro Ribeiro e Pelezinho, a maioria com esquemas poderosos.


Disputa no Jordão
A FPA com o prefeito Elson Farias (PCdoB) tentando a reeleição e a oposição deverá sair com a vereadora Zeina Maria (PMDB), que busca uma aliança com o PSDB. É o quadro no Jordão. Disputa interessante pela prefeitura do Jordão.


Aliança em costura
O PCdoB pode sair com candidatura própria a prefeito de Mâncio Lima. Há uma costura para que o prefeito Cleidson Rocha (PMDB) venha apoiar seu vice Eriton Macedo (PCdoB) na corrida pela prefeitura do município.


Institucionalizando a miséria
Na coluna passada elogiei a liberdade no votar da deputada federal Jéssica Sales (PMDB). Mas, não posso deixar de registrar agora a sua irresponsabilidade. Numa época de crise econômica,  levanta a bandeira  de criação de novos municípios, que, é o mesmo que institucionalizar a miséria. Hoje temos prefeitos miseráveis e municípios miseráveis, quer aumentar a lista?.


Sabem não ser fácil
Nas contas do governo está centrar fogo para ganhar a prefeitura de Epitaciolândia, mas, também está nas contas políticas do PT que, o prefeito André Hassem (PP) será um adversário duro de ser batido. Melhorou nos últimos meses a sua gestão e tem a máquina municipal.


Ficção política
Perguntei ao ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) se é verdade existir um acordo com o PT, pelo qual para indicar Perpétua Almeida (PCdoB) para disputar o Senado implicou em abrir mão do PCdoB apontar o vice de Marcus Alexandre. Resposta: “o acordo nunca existiu”.


Candidatura confirmada
O governador Tião Viana confirmou ontem que o deputado Ney Amorim (PT) será candidato a deputado federal em 2018. E segundo ele, pelo trabalho, tem uma grande chance de se eleger.


Era o que faltava
A primeira etapa do programa “Ruas do Povo”, mal feito, se desmanchou. Esta nova fase está primando pela qualidade do serviço. Existem 75 ruas contratadas, 23 a executar e 52 ruas executadas. Tudo isso no município de Feijó, que terá cobertura de suas ruas completa.


Nada definido
O ex-prefeito Francimar Fernandes (PT) diz que este é um assunto para se discutir no próximo ano, mas na conversa que tivemos, deixou transparecer que topa parada de ser candidato a prefeito, tudo dependendo de um grande acordo com o vice Claudio Braga (PSB), já que o prefeito Merla (PT) teria que renunciar.


Sonho de consumo
O grande sonho de consumo da FPA é que o deputado federal César Messias (PSB) aceite ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, por ser o único nome forte da aliança. Mas as informações é que não quer nem discutir o assunto.


Acerto de bastidores
Começa a tomar contorno o real motivo da renúncia do vereador Juracy Nogueira (PSB). Teria havido um acordo patrocinado pelo prefeito Marcus Alexandre para colocar o vereador petista Ismael em definitivo na Câmara Municipal de Rio Branco, pelo qual Juracy não perderia nada.


Muito estranho, mas explicável
Na minha experiência, tinha achado muito estranho este súbito desamor do ex-vereador Juracy Nogueira (PSB) pela política, para jogar mais de um ano de mandato pela janela. Conheço o Juracy Nogueira há dezenas de anos. É uma pessoa honrada, um homem de bem, figura inatacável. Não discuto a sua sinceridade de optar pelo lado religioso. E nem critico. O homem tem razões que a própria razão desconhece. Mas, não posso deixar de acreditar também que aliado à religiosidade houve a garantia que sairia da Câmara Municipal de Rio Branco para a efetivação do vereador Ismael (PT), sem prejuízo financeiro, numa conversa intermediada pelo prefeito Marcus Alexandre. E me reservo no direito de não revelar a fonte. Mas fico com as duas vertentes para a sua renúncia: a religiosa e um acordo político.


Não adianta insistir
Os deputados Ney Amorim (PT) e Daniel Zen (PT) fizeram suas partes em tentar abrir um diálogo do governo com os professores. Descambou para ataques pessoais, e pela informação que a coluna tem, não há chance, após as ofensas, do Tião Viana se sentar com os grevistas.


Decisão mantida
Os pontos continuarão cortados e serão chamados novos professores para substituir na sala de aula os detentores de contratos provisórios, que assim perderiam seu vínculo trabalhista.


Corte raso
No corte raso estarão os professores que estavam em estágio profissional probatório.


Fato explicado
Um petista graduado explicou ontem que, a questão da escolha do vice do prefeito Marcus Alexandre só entrará em discussão depois de se saber se haverá ou não a reeleição. É que o vice, sem reeleição, não poderá disputar um novo mandato, caso Marcus ganhe e ele assuma.


Discurso confuso
É unânime entre os colegas que cobrem as sessões da Assembléia Legislativa que os discursos da deputada Leila Galvão (PT) são confusos. Não consegue dar foco em um único assunto. Se fosse uma analfabeta política, tudo bem; mas, ela já foi vereadora e prefeita de Brasiléia.


Pode dar jogo
É possível que o PT venha a apoiar a candidatura de Elivelton Soares (PSB) na disputa da prefeitura de Xapuri. Segundo um petista, haverá lugares onde o PT terá que recuar.


Serão os comandantes
O presidente do PT, Ermício Sena, confirmou que de fato o partido vai discutir e tirar um nome a ser levado à discussão na FPA, como candidato à vice-prefeito na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Mas que isso é um assunto para mais na frente.


Dois comandos
Ermício Sena diz que está certo que em Rio Branco o prefeito Marcus Alexandre é quem comandará a sucessão municipal, pesando, inclusive, na escolha do vice. E nos demais municípios a interferência será do governador Tião Viana e do senador Jorge Viana (PT).


Não perde a oportunidade
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) não perdoa o senador Gladson Cameli (PP) por ter colaborado com a sua derrota para governador. Sempre que pode, Bittar dá uma cutucada no Gladson. A mais recente estocada foi em relação na ida da suplente de senadora  Mailza Gomes (PSDB) para o PP.


Panas ao vento
Este tipo de briga política é como você jogar penas de um avião, jamais vai conseguir juntar todas. Assim é com o Márcio Bittar, que não vai perdoar nunca este episódio do Gladson Cameli..


Fora do mercado
Os secretários Nepomuceno Carioca e José Reis, que já foram os donos do pedaço, estão em baixa no município de Feijó. Carioca foi “rebaixado para a terceira divisão” e o Reis para a “quinta divisão”. E sem qualquer chance de voltarem à titularidade. E nem como reservas.


Cartinha franca
O prefeito de Capixaba, Vareda, recebeu uma cartinha franca do PCdoB: ou deixa o partido ou não terá legenda para ser candidato à reeleição. Naquela de que a porta é serventia da casa.


Turrão, mas foi um bom prefeito
O ex-prefeito Padeirinho (PSB) não é carta fora do baralho na briga pela prefeitura do Bujari. Padeirinho era turrão, ignorante no trato com as pessoas, mas foi um bom prefeito.


Pior coisa na política
A pior coisa que pode acontecer a um político no mandato é que mesmo estando mal acreditar que faz uma grande administração. Parece que fica cego. É o caso do prefeito de Assis Brasil, Betinho.


Fala ou muda o disco
Vem por outra o senador Sérgio Petecão (PSD) aparece prometendo uma “bomba” para detonar o PT. Não deve ter nem um traque. Se tivesse alguma coisa não estaria rodando este disco furado. Ou alguém acha que o Petecão deixaria isso barato?.


Foguete de corno
O político que for recebido com muitos fogos no município do Jordão é bom não ficar entusiasmado e se encher de orgulho. Faz parte do anedotário da pequena cidade que, toda vezes que um morador leva chifre da mulher e brindado com foguetes. Faz parte do costume regional. Se for mais de um foguete a pipocar é sinal que a traição virou rotina. E se o cidadão passar a usar sapato branco é sinal que aceitou pacificamente o chifre. A história me foi contada ontem por amigos na visita que fiz ao Jordão. Virou até bordão: “explodiu foguete, nasceu um corno”. São coisas da política que precisam ser registradas para não se perder no esquecimento.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.