Menu

Pesquisar
Close this search box.

AC tem a 4ª taxa de casos de tuberculose

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que o Acre possui a quarta taxa de casos de tuberculose do país. Os dados foram apresentados em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta terça-feira (24). São 43,8% casos por 100 mil habitantes. O Acre fica atrás somente Pernambuco (48,5%),Rio de Janeiro (60,9%) e Amazonas (68,4). Entre as capitais, Rio Branco está em nono lugar com 57,2%.


O principal sintoma da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. São mais vulneráveis à doença as populações indígenas, presidiários, moradores de rua – estes devido à dificuldade de acesso aos serviços de saúde e às condições específicas de vida -; além das pessoas vivendo com o HIV.

Anúncios


O teste rápido da tuberculose já está disponível em 94 municípios, alcançado todos os estados e o Distrito Federal. Eles estão distribuídos em cidades estratégicas para o controle da tuberculose, onde se concentram 60% dos casos novos do país, o que engloba todas as capitais e os municípios com mais de 130 casos novos de tuberculose.


O Brasil teve uma redução de 22,7% na taxa de mortalidade por tuberculose nos últimos dez anos. O Ministério da Saúde atingiu as metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à doença com três anos de antecedência, e assumiu o compromisso de reduzir em 95% as mortes e em 90% o coeficiente de ocorrências da doença até 2035.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido