O nível do rio Acre continua subindo sem pausa. Na capital acreana, o manancial chegou aumentar quase 20 centímetros em apenas seis horas. Às 12 horas, o nível estava em 16,98 metros. Na medição seguinte, o nível apresentado foi de 17,09 metros. Na medição realizada às 18 horas deste sábado, 28, o rio Acre já marcava em Rio Branco, 17,15 metros, segundo a Defesa Civil.
A situação fez com o que parte do Calçadão da Gameleira, localizado às margens do rio Acre, ficasse alagada pelas águas que estão chegando do Alto Acre. Dezenas de pessoas foram até a Gameleira ver como estava a situação do rio que pode, nas próximas horas, alagar parte da ponte metálica, que liga o primeiro ao Segundo Distrito da cidade.
Além disso, a água, nesta tarde de sábado, transbordou na Rua Eduardo Assmar, e diversas outras travessas nas proximidades do ponto turístico mais procurado na capital do Acre.
O Rio alcançou a marca de 17,15 metros, faltando apenas 0,51 centímetros para alcançar a mesma marca registrada durante a maior enchente já registrada na história do estado, ocorrida em 1997.
Em 2012, o Rio Acre teve alta elevação no nível e acabou também atingindo o Calçadão. Na época, o manancial marcou 17,10 metros, um centímetros a mais que a medição de meio dia, apurada pela Defesa Civil da capital.