Menu

Pesquisar
Close this search box.

É o primeiro indício

Entra eleição e sai eleição e alguns não conseguiram ainda aprender que, não se reverte um resultado ruim nas pesquisas entrando para a baixaria no horário eleitoral, com fatos requentados e que não despertam nada em quem assista. O eleitor quer saber o que o candidato vai fazer. Quando você elege ataques como prioridade é o convencimento da derrota. Os últimos programas do Márcio Bittar (PSDB), que trocaram as propostas de governo pelo ataque pessoal a adversários são o sinal claro de quem jogou a toalha. É o primeiro indício de quem se sente derrotado e parte para quanto pior melhor. É a única dedução.


Peru é que morre de véspera
As duas últimas pesquisas de institutos de peso nacional, CNT/SENSUS e VOX POPULIS, publicadas nos dois últimos dias, mostram a estagnação de Marina (PSB). Na VOX, Dilma aparece no primeiro turno na frente e num empate técnico no segundo, o que é vantagem para a Dilma, por ela ter maior arco de alianças partidárias. Logo em seguida saiu o DATA-FOLHA confirmando o crescimento de Dilma. Peru é que morre de véspera.


Furando no alto Juruá
Quem furou apoio no Alto Juruá foi o deputado Élson Santiago (PEN), onde montou uma estrutura forte e reuniu mais de 200 apoiadores na última reunião em Marechal Taumaturgo.


Além do previsto
É muito visível o crescimento da candidatura do Dr. Julinho (PSB), candidato a deputado estadual. Uma das áreas onde tem conseguido crescer mais é na área de segurança pública.


Anda nervoso
Quem anda nervoso com esse crescimento é o deputado Jamil Asfury (PEN), por achar que Julinho entrou nos seus redutos da segurança e fez um estrago. Ontem, Jamil reclamava muito numa roda de deputados na Aleac. O Jamil tem que entender que ninguém é dono dos votos.


“Desacorçoado”
Perguntei ontem a um importante amigo como está seu candidato ao governo Márcio Bittar (PSDB), com sua baixa nas pesquisas: “Luiz Carlos, você queria o que? Desacorçoado”.


Praticamente assegurada
Quando se conversa com lideranças equilibradas da oposição, ouve-se sempre que a eleição está “praticamente assegurada” para o Tião Viana (PT). E todas as pesquisas mostram isso.


Arrependimento batendo
Nesta altura, com a candidatura ao governo em baixa, o Márcio Bittar deve estar arrependido de ter cometido, um erro político: retirar a candidatura da mulher Márcia Bittar a Federal.


Falando de tucanos
E já que falamos de tucanos, a captura em tempo recorde dos bandidos que o assaltaram esta semana, o deputado Werles Rocha (PSDB), perdeu a bandeira que a segurança não funciona.


 


Só conheço dois
Só conheço duas pessoas que acreditam que o candidato ao governo, Tião Bocalon (DEM), pode ganhar a eleição no primeiro turno: o Tião Bocalon e seu vice Henrique Afonso (PV).


Tem que se reconhecer
Agora tem que se reconhecer um fato: Tião Bocalon (DEM) mudou para melhor no programa eleitoral. Está mais sereno, faz críticas, mas sem aquele ar raivoso de outras eleições. E mostra as suas propostas. Assim é que sempre deveria ser.


Novos representantes
Mais partidos nanicos caminham para ter deputados na Aleac: o PTC com Gabriela Câmara, o PTN com Josa da Farmácia, o PRB com Dr. Jeferson ou Dra, Juliana e o PV com Nelson Sales.


Perdeu muitos aliados
A candidatura da Leuda Areal (PSL) à Aleac é uma incógnita. Seu marido, o ex-prefeito Nilson Areal (PSL), perdeu muitos apoiadores. Mas, se tratando do Nilson, é bom não menosprezar.


Meta principal
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PSDB), não dá bola para as reprimendas tucanas, promete fazer da deputada federal Antonia Lúcia (PSC), a mais votada daquele município.


Colocado de escanteio
Mas, a direção tucana não tem de que reclamar: colocou como coordenador da candidatura Márcio Bittar (PSDB), no Vale do Acre, o ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes (PMDB).


Reduto congestionado
Senador Guiomard é o reduto mais congestionado para deputado federal: Marfisa Petecão (PSD), Vanda Denir (PP), Francisco Nazareno (PSDB) e Neto Ribeiro (PP) disputam a ponta.


Votação expressiva
Da bancada da oposição na Assembléia Legislativa o que deve ser reeleito com maior número de votos é o deputado Chagas Romão (PMDB), candidatura prioritária da cúpula do PMDB.


Craque na reta final
Caso o ex-deputado Luiz Gonzaga (PSDB) entre para valer na disputa será um forte candidato na coligação PMDB-PSDB-PTC-PSC-PTdoB. Ele se mexe como poucos, na semana da votação.


Trombada de candidatos
Sena Madureira é um dos municípios que mais tem candidatos caseiros a deputados estaduais. Numa rápida contagem ontem se chegou a dez nomes locais que disputam votos para a Aleac.


Sem contar os bicões
E sem contar os candidatos de fora do município, que sempre bicam votos. Isso leva a uma situação de que nenhum dos candidatos se elegerá somente com os votos de Sena Madureira.


Nada de anormal
Em todo Parlamento, em época de eleição, é raro acontecerem sessões. Na Assembléia Legislativa não podia ser diferente. É a briga pela reeleição que sempre fala mais alto.


Pé no Juruá
O deputado Ney Amorim (PT), corria ontem o boato, conseguiu fechar o apoio do coordenador da campanha do PT, no Juruá, ex-prefeito Itamar de Sá. Se confirmado, foi golpe de mestre.


Bela desidratada
A adesão daria uma desidratada na candidatura do Marcelo Siqueira (PT) à Aleac.


Briga boa
Na hipótese do PSDC fazer apenas um deputado estadual será travada uma briga de cachorro grande pela vaga, entre Eber Machado, Edvaldo Sousa e Artêmio Costa.


Cara no vídeo
O prefeito Marcus Alexandre gravou uma série de aparições pedindo votos para os candidatos majoritários da FPA no horário eleitoral. Bate com que o blog defendeu: sua cara no vídeo.


É essencial
Numa candidatura majoritária é essencial se ter um grande arco de alianças partidárias no apoio. É raro um candidato vencer sem esta estrutura. É o que a pesquisa está mostrando da Marina, que disputa a eleição, praticamente, só com o nome, o PSB é um partido nanico. E quando não se tem suporte político se chega a certo teto e se estanca. Foi o que as novas pesquisas da VOX POPULIS e CNT/SENSUS mostraram: a Marina caindo e a Dilma crescendo.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.