Após receber no último sábado (8) 450 toneladas de gás de cozinha via fluvial, o Acre se prepara para suprir a escassez de combustível com a chegada de uma balsa da Petrobras neste fim de semana com cinco milhões de litros divididos entre gasolina e óleo diesel. A informação foi repassada nesta terça pelo empresário Ernandes Negreiros, membro do Sindicato dos Postos de Combustível do Acre.
Segundo ele, a embarcação vai atracar em Porto Acre entre sábado e domingo e será suficiente para atender a demanda do Estado por até 12 dias. Negreiros reconhece que alguns postos não contam com estoque, “sendo que um outro normaliza os tanques”.
O problema, afirma, está na falta de capacidade da base de operação da Petrobras em Cruzeiro do Sul, já não tendo combustível suficiente para suprir o Alto e Baixo Acre. “O carregamento de caminhões [na base no Juruá] que antes levava de um a um dia e meio hoje demora dois ou três dias. O estoque só atende Cruzeiro do Sul”, diz.
Alguns donos de postos ainda arriscam abastecer nas distribuidoras de Rondônia, mas a quantidade é pouca para a demanda. As logísticas encontradas, completa ele, aumentaram os custos do setor, que tem evitado repassá-los ao consumidor. O sindicato diz que as distribuidoras estão fazendo corpo-mole em enviar combustível para o Acre para evitar riscos nos trechos alagados da BR-364.
“Dos 45 postos de Rio Branco apenas dois ou três decidiriam dividir esta despesa com o consumidor, a grande maioria não aumentou preços, não é hora de ganhar, é hora de dividir”, ressalta Negreiros.