A aproximação de uma frente fria, embora de fraca intensidade, provoca compressão na atmosfera inferior e rápida ascensão do ar quente e úmido que está sobre o Acre e regiões vizinhas. De acordo com a previsão do tempo, esse fenômeno meteorológico provoca perturbação significativa no equilíbrio atmosférico, gerando instabilidades que ocasionam chuvas intensas, acompanhadas de raios, ventania e, eventual, queda de granizo, em pontos distintos do Acre, Rondônia, Bolívia (norte), Peru (sudeste, leste e nordeste) e parte do Amazonas (sul e sudoeste).
Segundo o pesquisador meteorológico, Davi Friale, , nesta terça-feira (17) terá condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de fortes temporais com chuvas abundantes, raios, ventanias e, eventual, queda de granizo, a partir da tarde e durante a noite, em todo o Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas (Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Itamarati, Envira, Eirunepé, Guajará, Benjamim Constant e Tabatinga), norte da Bolívia (Cobija e Riberalta) e sudeste, leste e nordeste do Peru (Porto Maldonado, Ibéria, Pucalpa e Iquitos).
“Em algumas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população dos pontos atingidos. Assim, é importante que as pessoas fiquem atentas e, dessa forma, evitando que sejam surpreendidas por tempo severo”, destacou Friale