Rio Branco foi classificada pela Defesa Civil Nacional entre as cem cidades brasileiras onde há risco de deslizamento de terra e enchentes. Para evitar tragédias, o governo federal determinou treinamento contínuo nessas localidades.
Aqui serão realizados dois eventos de caráter preventivo: um curso de capacitação de Defesa Civil para gestores públicos, que acontece nesta segunda-feira (26); e no dia 31, um grande simulado de retirada de pessoas de uma área de deslizamento será realizado, contando com cerca de 1.500 pessoas, entre bombeiros, homens do exército, Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal e policiais.
O simulado será realizado no bairro Dom Giocondo, da área que vai da frente da Polícia Federal até a frente do Instituto São José. Moradores de 350 imóveis vão participar sendo retirados das casas pelas equipes de resgate por meio de nove rotas de fuga. Tendas serão instaladas na Avenida Brasil e serão usadas como abrigos, onde as famílias terão atendimento de saúde. O helicóptero do Governo do Estado e as viaturas do SAMU serão utilizados no simulado.
O coordenador Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, Ten. Cel. George Santos, explica que o objetivo do curso e do simulado é inserir na comunidade a percepção do risco real por ocuparem áreas onde há risco de deslizamento.
“No curso nós vamos ver detalhada a nova legislação e fazer o planejamento em defesa civil e gestão de risco e de orientação em desastres, além da captação de recursos para fazer frente a esses eventos. E no simulado, o objetivo é que as pessoas tenham a noção exata do que fazer na hora do perigo”, garante.
Da redação ac24horas
Rio Branco-AC