Menu

Colégio eleitoral do Acre ultrapassa meio milhão de eleitores, informa TRE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O cadastro Nacional de Eleitores aponta que o Acre alcançou nesta sexta-feira, 16, um total de 500.077 eleitores, uma evolução de 4,4% do eleitorado em relação ao ano de 2012. Rio Branco é a cidade com o maior número, somando 230.090 eleitores aptos a votar.

A administração do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) acredita que a marca de meio milhão de eleitores foi alcançada mais rapidamente em razão do recadastramento biométrico dos eleitores de Rio Branco, oportunidade em que há regularização de títulos cancelados e inserção de novos eleitores no cadastro.

Anúncio

“É um percentual que pelo menos em Rio Branco tende a crescer em razão do chamamento que a Justiça Eleitoral está fazendo para o recadastramento biométrico dos eleitores. O processo é rápido e gratuito, mesmo para que os possuem alguma pendência,”, destacou o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini.

O presidente reforçou que o Cadastro Nacional de Eleitores não fecha em 2013, já que este não é um ano eleitoral, portanto, uma boa oportunidade para àqueles que estão com título cancelado buscarem a regularização e, ainda, para os novos eleitores entre 16 a 18 anos tirarem o primeiro título ao longo do ano. Em ano eleitoral, o cadastro é fechado em maio, eliminando qualquer possibilidade de alterações ou novas inserções.

No Estado há mais de 25 mil títulos cancelados e outros 6.807 suspensos. Os eleitores de Rio Branco estão isentos de pagamento de taxa de regularização em razão do recadastramento biométrico, e poderão procurar o atendimento de segunda a sexta, de 8h às 15 horas, nos postos localizados na cidade, um no prédio da avenida Ceará, n. 861, próximo ao Terminal Urbano, e outro no Fórum Eleitoral de Rio Branco, na BR 364, Km 02, em frente ao TRE.

Mais mulheres votando

Maior parte do eleitorado do Estado é representando pelo sexo feminino: 252.774 contra 248.667 do sexo masculino. As estatísticas apontam ainda que no Acre há mais eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos, somando 135.262. A faixa etária com o menor número de votantes é a 16 anos, que representa apenas 0,8%, com 4.437 eleitores aptos. Nessa idade o voto é facultativo, tornando obrigatório somente a partir de 18 anos.

 

 

 

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.