Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma boa defesa vale por mil elogios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Ney_01A pauta desta semana não foi das mais movimentadas na Aleac, mas entre votações de requerimentos, apresentação de indicações, denúncias sobre o sistema de saúde, segurança pública e bate-boca por supostos investimentos com fins eleitoreiros, dois fatos chamaram a atenção das pessoas que acompanha as sessões ordinárias na Casa: os deputados de oposição elogiaram um gestor do Governo do Acre e o primeiro-secretário Ney Amorim “assumiu” com destaque o papel de líder do governo na Casa.


O bloco de deputados de oposição que após a saída de Moisés Diniz (PCdoB), da liderança do governo, se acostumou a pautar os debates na Aleac, com as mais variadas denúncias contra o Governo do Acre foi surpreendido esta semana, com o discurso contundente do primeiro-secretário, Ney Amorim (PT), que assumiu a defesa da administração de Sebastião Viana (PT) e do projeto da Frente popular do Acre, na tribuna.

Anúncios


Ney Amorim deixou os discursos elogiosos da maioria dos deputados da base de governo, em segundo plano, e de acordo com as pessoas que ocupavam as galerias da Casa do Povo, o parlamentar fez uma defesa equilibrada e consistente dos projetos do Governo do Acre e da administração do governador Sebastião Viana. Amorim discorreu sobre os avanços da atual gestão, que entra em seu terceiro ano, anunciando investimentos milionários.


Nos últimos três meses, o novo líder do governo, Astério Moreira (PEN), acompanhado do segundo vice-presidente da Casa, Jamyl Asfury (PEN), se reversaram sem sucesso na defesa do projeto da FPA. Apoiado apenas na repercussão das ações do Governo do Acre e nos elogios exacerbados ao governador, os  aliados do PT foram sufocados pelo reduzido bloco de oposição, que deu as cartas até Ney amorim resolver falar.


O primeiro-secretário, Ney Amorim poderia até dizer aos seus colegas da base governista, que uma boa defesa vale por mil elogios. O petista iniciou seu pronunciamento defendendo seus colegas de partido, que de acordo com ele, estariam de “parabéns ao defender intransigentemente, o projeto do FPA e do povo do Acre. Esta bancada orgulha muito o Partido dos Trabalhadores”, enfatizou.


Enquanto o líder do governo, Astério Moreira não deu o ar de sua graça em nenhum dia de sessão ordinária da semana que passou, para fazer a defesa do Governo do Acre, Ney Amorim seguiu respondendo ponto a ponto, todas as denúncias apresentadas pela oposição sobre saúde, segurança pública e investimentos da administração estadual nas cidades do interior do Acre, com ênfase a Brasileia, que receberá um hospital de R$ 50 milhões.


“Os deputados de oposição só destacam aspectos negativos e moram num Acre sombrio. Usam a tribuna para falar do estado assustador que só existe na visão deles. Um deputado da base veio parabenizar o investimento de R$ 50 milhões no hospital de Brasileia e isso provocou um debate que nunca vi. A oposição falou que vamos inaugurar bem pertinho da eleição como se não fosse servir de nada salvar a vida de pessoas”, enfatiza Amorim.


Segundo Ney Amorim, os oposicionistas não reconhecem os investimentos já feitos na saúde. O parlamentar falou destacou ainda, os trabalhos que estariam sendo desenvolvidos pelo Governo do Acre, na área de segurança. “Não podemos comparar os índices de criminalidade do Acre, com o que acontece nos morros no Rio de Janeiro. Não quero dizer que não existem problemas, mas nada tão absurdo quando acontece em outros estados brasileiros”.


Para Amorim, a oposição reconhece a eficiência das policias do Acre no combate ao crime, quando destacam o número de apreensões de armas e drogas. “A polícia está combatendo A criminalidade. Infelizmente o combate ao pré-crime, só acontece no cinema. Não temos ainda como adivinhar o que está na cabeça do criminoso, mas as polícias estão agindo de maneira dura, para evitar ocorrências e dá segurança ao nosso povo”, afirma.


O primeiro-secretário afirmou ainda, que a luta contra a violência não passa apenas pela pasta da segurança, mas se estende aos investimentos em novos postos de trabalho. “Estão vindo indústrias que já começaram a gerar emprego e renda. É por este setor e o da construção civil  que poderemos mudar a realidade de jovens que estão enveredando por caminhos da droga. Nosso governo combate as drogas, criando oportunidades”.


Ney Amorim respondeu as críticas direcionadas ao governador Sebastião Viana, que não teria participado da 2ª Marcha Contra o Crack e outras Drogas. “Eu falo desse assunto com propriedade, sou da periferia, sou da Baixada e sei o que é tráfico de drogas. Convivi com isso, este não é um assunto que eu brinco e não vou politizar. Temos que ter mais responsabilidade quando ocupamos a tribuna e falar deste assunto. O governador tem feito investimentos e se preocupa sim, com a dependência química”.


O parlamentar petista enfatizou que a dependência química deve ser tratada como uma questão de saúde pública. “Estamos tratando o assunto das drogas, como uma prioridade de saúde pública. O governo provou seu compromisso com os problemas das comunidades, investindo no maior programa de saúde dos olhas que já foi implantado pelo no Acre. Isso tem que ser reconhecido. Quantas mil pessoas foram tratadas neste programa? Mas, a oposição prefere ver o problema de uma maquina quebrada no Hospital do Câncer”.


O petista disse que o Governo do Acre construiu o Hospital do Câncer, para os pacientes do Acre ficar perto de suas famílias. “Antes nossos pacientes passavam necessidades, dificuldade financeiras e burocráticas. Os problemas aconteceram pelos tramites legais. A coisa pública, o dinheiro público não pode sair de qualquer jeito. O governador não quer isso, eu não quero isso. Quem quer e quem faz discurso calunioso e desrespeitoso com o drama de pacientes do sistema público de saúde é a oposição”.


Ney Amorim finalizou seu discurso destacando que vários prefeitos de oposição estariam procurando o governador Sebastião Viana, para agradecer os investimentos que os municípios do interior estariam recebendo. “Na semana passada Betinho (PSDB), de Assis Brasil, reconheceu que o governador tem ajudado. Assim é que se faz gestão política, prova clara que nosso governo tem trabalhado para todos independente de sua posição política”, finaliza.


Se o discurso de “novo” utilizado pelo PT nas últimas eleições se aplicasse a Aleac, a mudança de postura de Ney Amorim, que passou os dois primeiros anos de seu mandado trabalhando apenas como administrador do Poder Legislativo mereceria este reconhecimento.  Em seu segundo mandato, o filho do ex-vereador Josué Amorim tem demonstrado maturidade e experiência política  na defesa do projeto petista no Acre.

Anúncios


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido