Se o segundo turno para a eleição presidencial acontecesse hoje e os candidatos fossem o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT,) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), o petista venceria por 15 pontos, de acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6).
O instituto colheu 2.002 entrevistas para realização do levantamento. Elas foram feitas entre terça-feira (2) e quinta-feira (4), antes do senador se colocar oficialmente na disputa como substituto do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o Datafolha, Lula ganharia a reeleição com 51% dos votos, enquanto Flávio acumularia 36%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Se considerada a série histórica, é possível notar um crescimento da porcentagem de intenção de votos em Lula quando o adversário é o senador Flávio Bolsonaro.
O levantamento considerou ainda outros cenários, como entre Lula e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Neste caso, o atual presidente também venceria, com 52% das intenções de voto. O deputado federal ficaria com 32%.
O Datafolha também considerou um cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e preso desde 22 de novembro na Superintendência da PF (Polícia Federal), em Brasília. Nesse cenário, Lula aparece à frente, com 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 40%.
Se considerada a série histórica, é possível notar uma queda do ex-mandatário no cenário com Lula no decorrer dos meses:
1º turno
O instituto argumentou ter publicado em primeiro lugar os dados de segundo turno considerando que “a pulverização e a rejeição dos principais nomes na praça indicam que a fatura não deverá ser encerrada na primeira rodada”.


















