Menu

Com presença de Gladson e Mailza, palestra sobre liderança é sucesso de público em Brasileia

André Batista é coautor dos livros Elite da Tropa I e II. Foto: Raylanderson Frota/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Construindo Tropas de Elite” foi o tema da palestra realizada para os cidadãos de Brasileia nesta sexta-feira, 5, por meio do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, da Secretaria de Estado de Governo (Segov). Com a presença do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, o evento reuniu cerca de 2.600 moradores em busca de inspiração e motivação para desenvolver seu espírito de liderança.

Palestra é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Governo. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O programa busca incentivar o fortalecimento dos líderes em todo o Acre, oferecendo uma formação prática e motivadora voltada a gestores públicos, servidores e à população em geral. A proposta é estimular o autoconhecimento, aprimorar competências de liderança, qualificar a tomada de decisão e incentivar foco, disciplina e equilíbrio emocional, contribuindo para o surgimento de novas lideranças.

Anúncio

Nesta quinta edição do programa, sendo a terceira a contar com um palestrante de renome nacional, o destaque da noite foi o coronel André Batista, da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Reconhecido como referência em operações especiais, ele é também um dos maiores nomes do país quando o assunto é liderança sob pressão.

Para o governador Gladson Camelí, a palestra cumpre um papel fundamental ao motivar todos que participam de cada edição do programa. Ele destaca ainda que promover aprendizados em diferentes níveis é uma das prioridades da gestão, por entender que esse investimento contribui diretamente para o crescimento de cada cidadão acreano.

“Essa iniciativa é necessária para motivar não somente o sistema público de segurança, mas todas as pessoas que almejam ter sucesso em suas carreiras. É isso que nós queremos”, afirmou Camelí.

Governador recebeu dois presentes do palestrante. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Além disso, o chefe do Executivo estadual reforçou que “o propósito hoje é abrir portas para mostrar ao Brasil e ao mundo que, no Acre, também temos um sistema de segurança eficaz e que, com a experiência e a dedicação de todos que estão aqui, fica claro que eles realmente desejam progredir e avançar.”

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, também prestigiou a palestra, que foi gratuita e aberta ao público. Para ela, é uma honra receber alguém com uma trajetória inspiradora e capaz de impactar milhões de pessoas ao longo de sua carreira.

“Muitas vezes, nós precisamos de incentivo na vida. Essa é a proposta do programa: preparar as pessoas para realizar e fazer com que seus sonhos aconteçam. E esse é o nosso objetivo como gestores, como pessoas que acreditam nos outros. Estamos trabalhando para fortalecer as ações e, cada vez mais, unir os cidadãos, atuando no desenvolvimento e no fortalecimento de cada família”, pontuou a vice-governadora.

Ao lado do governador, Mailza agradeceu a presença da população. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Mailza aproveitou a oportunidade para agradecer a cada pessoa que saiu de casa para assistir à apresentação do convidado: “Agradeço a essa gente querida, que sempre nos recebe tão bem, aos alunos, aos mais idosos que estão participando, às mamães e às mulheres pela presença. Aqui, reafirmo o nosso compromisso com todo o estado”, declarou.

Trajetória do palestrante

Reconhecido por sua trajetória no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fluminense, André Batista é coautor dos livros Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, para o qual sua atuação na corporação inspirou o personagem Sargento Matias, principal parceiro do famoso Capitão Nascimento, interpretado no filme pelo ator Wagner Moura.

Coronel André Batista é reconhecido em todo o Brasil pela atuação na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A experiência do coronel em operações de alta complexidade, incluindo o resgate de reféns no sequestro do ônibus 174, no Rio de Janeiro, transformou-se em metodologia e treinamentos aplicados em todo o país.

Pela primeira vez no Acre, o palestrante não se surpreendeu com o sucesso do evento e já esperava a recepção calorosa dos acreanos. Em sua fala, compartilhou aspectos de sua trajetória profissional e explicou como conseguiu alcançar o patamar que hoje ocupa, tornando-se uma referência a ser seguida.

“Mostro como é possível, por meio da liderança, do desenvolvimento e do manejo do treinamento, ser bem-sucedido. Estou encantado com o acolhimento das pessoas. Para mim, é um prazer muito grande, uma honra muito grande estar aqui, podendo compartilhar um pouco da minha experiência profissional e trazer parte disso para a realidade das pessoas”, afirmou.

Diversos agentes da Polícia Militar do Acre (PMAC) participaram do evento. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Com mestrado em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Gerenciamento de Projetos e pós-graduação em Segurança Pública e Inteligência Estratégica pela Escola Superior de Guerra, o coronel direcionou sua palestra para ações desenvolvidas em contextos de alta pressão.

“Nós precisamos criar líderes no Brasil. Essa é a questão. A liderança não é algo apenas de fetiche, é algo que precisa ser exercido em todo o país”, completou Batista.

Secretário Luiz Calixto deu início à programação com uma fala. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Fortalecimento do programa

Idealizador do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, o titular da Segov, secretário Luiz Calixto, esclareceu que a iniciativa nasceu com o propósito de fortalecer competências pessoais e profissionais dos servidores públicos, estimulando o autoconhecimento, a proatividade e a capacidade de conduzir equipes com responsabilidade e sensibilidade.

“Com essas palestras, queremos formar lideranças para conduzir o futuro do nosso estado, das nossas empresas e das nossas cidades. E liderança só se forma com quem tem talento, habilidades e qualidades. Isso precisa ser despertado”, frisou.

De acordo com o secretário, a ideia é incluir todos os 22 municípios do estado no cronograma. “Em janeiro, vamos fazer Cruzeiro do Sul. Conhecer sempre é bom; aprender é melhor ainda. As pessoas precisam ter a consciência de que é necessário evoluir, de que é preciso se aperfeiçoar e olhar sempre para os bons exemplos”, finalizou Calixto.

O evento marcou mais um passo importante na proposta do governo do Acre de formar e inspirar novas lideranças em todas as regiões do estado, reforçando o compromisso de estar perto das pessoas e investir em desenvolvimento humano.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.