O Peru acaba de ganhar os “Caminhos do Papa Leão XIV”, uma nova rota turística que passa por pontos onde o pontífice viveu por décadas para realizar o trabalho pastoral no país sul-americano. O circuito é composto por atrações em quatro destinos — Piura, Lambayeque, La Libertad e Callao.
A rota turística inclui 39 atrativos relacionados à obra religiosa do papa, que possui nacionalidade peruana desde 2015. Entre as atividades, há igrejas históricas onde ele celebrou missas, santuários, conventos e sítios arqueológicos.
O PromPerú, orgão governamental que desenvolve e implementa estratégias de posicionamento do país no mundo, afirmou que as entradas para as atrações da rota são gratuitas. A recomendação é que as reservas para as visitas sejam feitas por meio de agências de viagem locais.
Piura
Piura, no norte do Peru, é lar da província de Morropón Chulucanas, o primeiro lugar no qual o Papa Leão XIV visitou como parte de uma missão agostiniana, em 1985.
Conhecida pela criação de cerâmicas em preto e branco, o local tem centros pastorais e igrejas, como a Paróquia Catedral da Sagrada Família, a Paróquia de San José Obrero e a Igreja Matriz de Santo Domingo — todas elas visitadas pelo pontífice.
Lambayeque
Outro ponto da rota é a região de Lambayeque, uma das mais significativas para o papa. Isso porque ele foi bispo da capital, Chiclayo, entre 2015 e 2023.
Conhecido por sítios arqueológicos, pela natureza e gastronomia, o destino abriga o Museu Túmulos Reais de Sipán, onde há artefatos pré-incas, o Complexo Arqueológico de Túcume, com 26 pirâmides, e o Santuário Histórico Bosque de Pómac.
La Libertad
La Libertad, região onde o papa viveu durante 11 anos, ao sul de Lambayeque, também é um dos pontos da rota. No local, ele atuou como professor de seminário, diretor de estudos, pároco e vigário judicial.
O local tem praias e centro histórico bem preservado, como a cidadela de Chan Chan, considerada Patrimônio Mundial da Unesco.
Além disso, os visitantes ainda conhecem o Arcebispado de Trujillo, o Seminário Maior de San Carlos e San Marcelo, a Paróquia de Nossa Senhora de Montserrat, a Paróquia de Santa Rita de Cássia e o Convento de Santo Tomás de Villanueva.
Callao
Os viajantes também passam pela província de Callao, localizada próxima à Lima, capital do Peru, onde ele atuou como administrador apostólico da Diocese de Callao entre 2020 e 2021.
Para apresentar a vida do papa na região, o roteiro passa pela Catedral de Callao, pela Paróquia de Santa Rosa e pelo Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Légua.
Callao ainda ostenta outras atrações, como o bairro La Punta, às margens do Oceano Pacífico, e a Fortaleza Real Felipe, um imponente complexo arquitetônico do século XVIII.