Menu

Trabalhadores da Educação deflagram greve em Rio Branco

Foto: Saimo Martins
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Centenas de trabalhadores da educação no Acre iniciaram uma greve nesta sexta-feira, 16, após deliberação em assembleia organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) na Praça da Revolução. A paralisação atinge mais de 55 escolas em todo o estado e tem como objetivo pressionar a gestão municipal a atender reivindicações que, segundo o sindicato, estão respaldadas em legislações federais ignoradas há anos.


A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, afirmou que a pauta prioritária do movimento inclui o reajuste do Piso Nacional do Magistério, recomposição inflacionária para os demais profissionais da educação, pagamento de auxílios alimentação e saúde, além do cumprimento da oratividade prevista em lei.


“Temos mais de 55 escolas mobilizadas. A pauta prioritária é o reajuste do piso do magistério e os reajustes inflacionários para os funcionários das escolas, bem como os auxílios alimentação e saúde. Também exigimos o cumprimento da oratividade, que hoje não é respeitada. Os professores têm direito a 8 horas e 33 minutos de oratividade, mas o município só garante 5 horas”, explicou Rosana.

Anúncio


A sindicalista destacou que todas as reivindicações têm respaldo legal e não violam a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Esses direitos estão previstos em legislações federais, superiores à LRF. O prefeito não paga se não quiser. O próprio prefeito diz que ‘dinheiro tem, falta gestão’, então é hora de cumprir a lei e valorizar os servidores”, afirmou.


Rosana Nascimento também convocou os profissionais da educação a aderirem ao movimento grevista. “Ou a categoria vem para a luta, ou o prefeito continuará enganando os trabalhadores. A greve tem que alcançar 100% das escolas. Estamos documentando a deflagração da greve junto ao Ministério do Trabalho, garantindo a legalidade do movimento. Já havíamos decidido na última paralisação, e hoje formalizamos a greve.”


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress