Pela primeira vez na história, o Acre ocupa uma cadeira de vice-presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, foi eleito vice-presidente da Região Norte para a gestão 2025-2026, durante assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 26, em Brasília.
A eleição de Pedro Pascoal marca um momento histórico para o estado, que, pela primeira vez, terá representação direta na gestão do Conass, o principal órgão de articulação dos secretários estaduais de saúde do país. Como vice-presidente da Região Norte, Pascoal será responsável por representar os interesses dos estados da região, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas e a busca por soluções para os desafios específicos enfrentados pelos estados localizados na Amazônia brasileira.
Para o titular da Sesacre “é uma felicidade o estado do Acre tendo protagonismo no cenário nacional. Com certeza, essa representatividade junto ao Ministério da Saúde vai viabilizar muitos recursos para todos os estados da Amazônia. Nós já levantamos a necessidade de uma atenção maior aos povos originários e destacamos que temos particularidades específicas da Região Norte que precisam ser discutidas com mais cautela”.

Diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde para a gestão 2025-2026. Foto: Ascom/Conass
A eleição de Pascoal para o cargo de vice-presidente regional também simboliza o fortalecimento do Acre no cenário nacional de saúde, uma vez que o Conass tem um papel crucial na formulação de políticas públicas para a área. A cerimônia de posse do novo conselho ocorrerá em abril deste ano.
O gestor destacou: “Essa é mais uma estratégia do governo Gladson Camelí para garantir que a gente consiga entregar uma saúde que a população merece. É um compromisso para o qual estarei vestindo a camisa”.
Durante a assembleia, Tânia Mara Coelho, secretária estadual de Saúde do Ceará, por unanimidade, foi eleita presidente do Conass. Emocionada, ela agradeceu o apoio dos colegas e destacou a importância de sua gestão ser pautada pelo consenso e decisões baseadas em ciência. Também foram definidos os outros vice-presidentes regionais e outros representantes.
Sobre o Conass
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde é uma entidade nacional que reúne os secretários estaduais de Saúde do Brasil. Criado em 1993, o Conass tem como principal objetivo representar os interesses dos estados no âmbito da saúde pública, sendo um importante fórum de discussão e formulação de políticas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, atua na coordenação e integração das ações de saúde entre os estados e o governo federal e busca a melhoria da qualidade dos serviços de saúde em todo o país.
Fonte: Agência de Notícias do Acre