Menu

Pesquisar
Close this search box.

Médico 24 Horas: “Lesão do Neymar” é a mais frequente em cirurgias ortopédicas no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O programa “Médico 24 Horas” exibido nesta segunda-feira, 29, pelo ac24horas, recebeu o médico-cirurgião ortopedista Marcondes Oliveira, que falou sobre as principais queixas de pacientes em relação a traumas físicos nos ambulatórios.


Com formação em Rondônia e São Paulo, o médico que nasceu em Sena Madureira, interior do Acre, se tornou ortopedista especialista em joelho. No dia-a-dia, Marcondes diz que a cirurgia ortopédica mais comum no Acre é a de ligamento cruzado anterior (lesão do Neymar), menisco e ligamentos colaterais.

Anúncios



É uma cirurgia complexa, mas hoje conseguimos fazer essa cirurgia através de câmeras em dois pontos do joelho, então aumenta a complexidade, mas diminui os fatores de risco envolvidos na operação. Tende a ser uma cirurgia rápida, dependendo do perfil do paciente podemos fazer essa cirurgia de 30 a 40 minutos e geralmente o paciente sai no outro dia já andando com o auxílio de muletas”, diz Marcondes.


Esportes em areia tem elevado número de lesões


A chegada de novas modalidades de esportes no Acre trouxe consigo a popularização de novas lesões. Segundo o ortopedista Marcondes Oliveira, o beach tênis (tênis de praia), por exemplo, como outros esportes praticados em areia, causam sensação de maciez durante a pisada, mas a tração exigida para o esforço pode causar danos.



“A areia, apesar de absorver o impacto da pisada, trava bastante os membros inferiores. Como alguns esportes têm muita rotação de tronco, tendem a forçar a rotação dos tornozelos e joelhos. As principais queixas relacionadas são entorses, fraturas de tornozelo, condropatia patelar (desgaste da cartilagem), e em alguns casos exige um cuidado cirúrgico”, explica o médico.


Assista ao Médico 24 Horas com o Dr. Marcondes Oliveira:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido