Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em dia de confronto, Petecão corta fala de Magno Malta e é chamado de “autoritário”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador acreano Sérgio Petecão conduzia os trabalhos da Comissão de Segurança Pública, que ouvia o ministro da Justiça Flávio Dino, quando foi chamado de autoritário depois de cortar fala do senador Magno Malta (PL-ES). A reunião que recebeu o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teve discussões acaloradas e frases de impacto ganharam repercussão nacional.


Aos trinta minutos de trabalho na Comissão, Magno Malta questionava o ministro Flávio Dino sobre o conceito de liberdade de expressão, quando foi interrompido pelo presidente da Comissão, o senador Sérgio Petecão, que informou que o tempo regimental do discurso havia se esgotado. “Eu não sabia que só tinha 5 minutos”, disse Magno Malta. “Eu sinto muito, mas o seu tempo era de 5 minutos, lhe dei um a mais. Em respeito aos demais senadores, não posso lhe dar mais um minuto”, respondeu Petecão. Apesar disso, através de um pedido do senador Jorge Cajurú (PSB-GO) – vice-presidente da Comissão, Magno Malta falou por mais três minutos.

Anúncios



A reunião, que debatia os planos e a agenda estratégica do Ministério da Justiça e Segurança Pública para os próximos anos, continuou sob forte pressão depois que o senador Marcos Marcos do Val (Podemos-ES) acusou Flávio Dino de conversar paralelamente com Petecão durante uma pergunta: “parece que eu estou falando com as paredes”, disse Marcos do Val. “Amigo, isso não é normal. Você quer perguntar ou quer chamar a atenção?”, respondeu Petecão.



Mais tarde, quando o senador Marcos do Val acusou o ministro Flávio Dino de omissão nos atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, o ministro respondeu: “Não precisa o senhor ir para a porta do Ministério da Justiça fazer vídeos de internet. Porque, se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores, o senhor conhece? Capitão América…”, afirmou o ministro da Justiça em referência à série de filmes sobre super-heróis. A afirmação causou novo tumulto e pedidos de respostas, que foram negados por Petecão, que considerou que a fala de Flávio Dino não foi ofensiva.


Pouco tempo depois, o senador Magno Malta pediu um minuto de fala, mas Petecão explicou que seu tempo já havia esgotado na discussão sobre liberdade de expressão: “o senhor não vai me dar o minuto que disse que daria?”, questionou Malta. “Eu não lhe dei um minuto, lhe dei três minutos”, explicou Petecão. “Não precisa levantar a voz, eu tenho sido educado com vossa excelência […] vossa excelência está sendo autoritário”, disparou Magno Malta.



Ao fim do debate na Comissão, que durou 5 horas, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino elogiou a condução dos trabalhos pelo senador acreano: “condução firme, segura, que confirmam que o senhor é um grande senador”. “Aqui nessa comissão não vai ter baixaria”, disse Petecão.


O ac24horas reuniu os trechos polêmicos da audiência da Comissão com o Ministro da Justiça.


Veja o vídeo:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido