Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chapa do PSDB vai para o tapetão

O DEPUTADO Luiz Gonzaga (PSDB) promete ir à justiça contra a direção regional do partido de vetar a sua entrada na chapa, que disputará vagas para a ALEAC. A alegação é que por já ser parlamentar, a sua vaga está garantida. Mas, não é o que pensa o presidente do PSDB, no estado, Manoel Pedro, o Correinha, que lhe negou legenda para buscar a reeleição. “Nunca teve vida orgânica no PSDB, se bandeou para o PP para ser candidato a deputado federal; depois que foi rifado no PP, agora quer chegar com a chapa montada para ser candidato, a porta para ele está fechada”, disse ao BLOG um resoluto Correinha. O veto à candidatura de Gonzaga, segundo Correinha, foi avalizada pela direção nacional tucana, a quem foi relatada toda a situação. A entrada de Gonzaga na chapa, poderia fazer com que vários candidatos desistissem, argumenta a direção regional, para quem a vaga é do partido e não do parlamentar. Sem consenso, a disputa será decidida nos tribunais.


TOMA UMA VAGA
O PDB tende a eleger o máximo em torno de dois deputados estaduais. E, se o Luiz Gonzaga estiver na chapa, por certo, uma das vagas será dele, pela estrutura.


NÃO EXISTE O JÁ GANHOU
PODERIA CITAR, rápido, nomes de candidatos a prefeito, a governador, que entraram na campanha como amplos favoritos e perderam a eleição. Antes do curso de uma campanha em seu auge, apontar favoritos, é adivinhação.


COISAS DO ACRE
NEM COMEÇOU a eleição para governador e já tem político projetando disputar a prefeitura de Rio Branco, impulsionado pela baixa popularidade do prefeito Tião Bocalom. Só que, ele tem tempo de reverter o desgaste.


CONTINUAM AS CONVERSAS
NOS BASTIDORES, continuam as conversas para que a senadora Mailza Gomes (PP) desista de buscar um novo mandato, e saia para deputada federal. Até aqui, as negociações políticas ainda estão na estaca zero. A indefinição, impede o PP de fechar sua chapa ao Senado.


CHAPA LIBERADA
O GOVERNADOR Gladson Cameli quer a chapa liberada, para colocar um nome para senador de outro partido.


CARINHO ESPECIAL
ALÉM de ter indicado o seu sucessor na Educação, a ex-secretária Socorro Neri deverá ser a candidata prioritária a deputada federal do governador Gladson Cameli. É o que ouço de seus assessores. Subiu no conceito na greve.


SÓ NO SEGUNDO TURNO
SENADOR Sérgio Petecão (PSD), deputada federal Mara Rocha (MDB), e o Jenilson Leite (PSB), só admitem uma aliança para o governo, num eventual segundo turno.


O IMPULSO ESPERADO
A chapa para deputado federal do MDB não é a última bolacha do pacote. Exatamente, por isso acontece o movimento de convencimento para a deputada Antonia Sales (MDB) se juntar à chapa, e dar o impulso esperado.


QUANDO SOPRAR O APITO
ENQUANTO o ex-senador Jorge Viana (PT) não se pronunciar, oficialmente, se será candidato ao Governo ou ao Senado, o debate do quadro senatorial não clareia.


CRÍTICAS DE ALIADOS
TENHO ESCUTADO críticas á demora do ex-senador Jorge Viana (PT) em definir a sua situação eleitoral, até de aliados importantes. Acham que a demora é prejudicial.


OXIGENARIA O DEBATE
UMA CANDIDATURA ao governo do agronegócio, como trabalham as suas principais figuras no estado, poderia até não polarizar na ponta da disputa eleitoral, mas seria importante para colocar no debate as suas ideias conservadoras e de combate ambiental, que defendem.


A DEMOCRACIA É PLURAL
NUMA eleição ao governo, é bom que tenha candidatos de esquerda, de centro, de direita, de extrema direita, defendendo as suas teses, para não virar uma espécie de bipartidarismo. E, o eleitor decide quem quer para lhe governar. A democracia é, antes de tudo, plural.


A DISCUSSÃO É SOBRE O FUTURO
ACHO UMA bobagem sem tamanho debitar ao PT, todos os males do estado. O partido teve seus acertos e erros, como qualquer outra sigla que já esteve no poder. O que se quer saber, é qual o projeto do próximo governante.


ELEIÇÃO DIFÍCIL
DENTRO das novas regras, a eleição proporcional mais difícil será a de deputado federal. São apenas nove candidatos para chegar ao coeficiente de mais de 50 mil votos. E, nenhum deles pode ter abaixo de 11 mil votos, para ter condições de pensar em se eleger. Não é mole.


COMO NAS OUTRAS
A eleição deste ano, será como as anteriores. A verba e não o verbo, continuará a definir quem se elegerá ou não.


TETO DE AJUDA
OS atuais deputados federais vão largar na reeleição com um mínimo de 2 milhões de reais em caixa, vindos do Fundo Eleitoral, para gastarem em suas campanhas. O que faz com que, levem uma vantagem sobre as novas candidaturas, que receberão bem menos dos partidos.


SALVO PELO GONGO
O PCDO B foi salvo pelo gongo da federação partidária. No caso do estado, não fosse a junção com o PT, dificilmente, teria legenda para fazer deputado estadual e deputado federal. O Edvaldo Magalhães e a Perpétua Almeida, agradecem por voltarem ao jogo.


FRASE MARCANTE
“O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode sim mudar o mundo. Santa Dulce dos Pobres.”


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.