Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mais professores denunciam que ainda não receberam salários

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Imagina você passar em um concurso público, ser convocado, começar a trabalhar e quando chegar no final do mês não receber o tão esperado salário.


Pois é, parece brincadeira, mas se trata da triste realidade de centenas de professores que passaram no concurso simplificado do governo do estado e assinaram contratos de trabalho, em sua maioria, no dia primeiro de março. É só fazer as contas. Já são praticamente dois meses de salário atrasados.

Anúncios


Contrariando a máxima de que pior não pode ficar, os professores receberam a informação que não estão na folha de pagamento deste mês e recebimento de salário só no final de maio. Serão 90 dias de trabalho, sem receber seus vencimentos.


O ac24horas já tinha denunciado esse fato com os professores de Porto Acre. Só que o problema atinge também os concursados nos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard.


“A maioria desses professores estão com todas as suas contas em atrasos e muitos desses, têm apenas um contrato para trabalhar. O processo seletivo foi realizado no começo de 2019 e foi bastante concorrido e, devido atrasos nas contratações por parte da SEE, todos esses professores estão na mesma situação, sem receberem salários há mais de 60 dias e no final de maio, já serão 90 dias. É um desrespeito”, afirma um professor que pediu para não ter o nome revelado.


O mais curioso é a explicação que foi dada aos professores como causa para o não pagamento só sair depois de 90 dias. “O que a gente sabe e é informado nos núcleos é que foi uma ordem da secretaria de educação para que todos os contratos fossem enviados em uma única remessa, mesmo aqueles contratados que assinaram o termo de lotação na data de 01 de março e ficaram prejudicados e sem dinheiro para honrarem seus compromissos financeiros”, diz o professor.


A Secretaria Estadual de Educação não confirmou ter determinado o envio em remessa única, mas em nota afirma que o fluxo até o lançamento na folha não é rápido, pois é necessária uma conferência cuidadosa de toda a documentação e em seguida inicia-se o trâmite interno entre os setores, garantindo o pagamento retroativo desde o dia em que o contrato foi assinado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido