Menu

Pesquisar
Close this search box.

ICMBio contrata mais de 200 brigadista para conter queimadas

Nesta quinta-feira, 28, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a contratação de 234 brigadistas para atuarem no combate a incêndios florestais na Região Amazônica, mas nessa primeira etapa o Acre ficou de fora da ação emergencial.


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os brigadistas atenderão, prioritariamente, os seguintes estados: Rondônia, que contará com o maior número deles: 84, Tocantins (60), Amapá (48), Roraima (30) e Pará (12).

Anúncios


O órgão tem o aval para contratar 1.152 brigadistas que devem atuar em 72 unidades de conservação ambiental localizadas nas áreas de maior risco de incêndios florestais nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.


Em março deste ano, o Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), órgão ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou processo seletivo para contratação, capacitação, administração e gerenciamento das atividades das brigada.


De acordo com a publicação, as cidades que declararam estado de  emergência ambiental nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato  Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Distrito Federal este ano em razão das queimadas.


ALERTA – Segundo o ICMBio, a maior parte dos incêndios florestais é causada pela ação humana. As principais causas de incêndio são a limpeza de pastagem para agricultura e pecuária, a queima de entulho, as fogueiras e a prática ilegal de soltar balões. A Coordenação de Emergências Ambientais do ICMBio listou uma série de orientações, a fim de que as pessoas evitem a queima de lixo e entulho em áreas de vegetação. Para agricultores e pecuaristas, o instituto recomenda a adoção de medidas preventivas para que o fogo usado na limpeza de terrenos para plantio não se torne um incêndio.

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido