A sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi “tomada” na noite desta quinta-feira, 2, por acadêmicos da instituição federal durante os protestos que estão sendo realizados pelo movimento de ocupação.
Vídeos que circulam em grupos de whatshapp mostram a ocupação do prédio. A gestão do DCE divulgou uma nota sobre o fato e criticou a invasão. Conforme a direção do DCE, o espaço nunca deixou de ser ocupado por estudantes e afirma ainda que os militante da União da Juventude Comunista e de outros movimentos, responsáveis pela invasão, distorcem os fatos.
“Militantes esses que intitulam-se revolucionários e que lutam por uma educação de qualidade, distorcem o verdadeiro inimigo e culpado de estarmos com poucas bolsas, recursos para investimentos, infraestrutura, manutenção e pesquisa na universidade, que é o GOVERNO FEDERAL, presidido pelo presidente Lula”, diz a nota.
Em outro trecho da nota, a gestão do DCE diz que os problemas não podem ser solucionados com radicalismo. “O DCE repudia totalmente a atitude de apoderar-se de um espaço de uso comum e serventia aos estudantes. Nossa gestão que foi eleita pelo voto de 1.351 alunos sempre irá esgotar todas as tentativas de diálogo e construção propositiva, antes de achar que os problemas só podem ser solucionados com radicalismo”.
Leia a nota abaixo.
*NOTA DCE*
A sede do DCE, com recursos de terceiros (Sindcol), lista do passe livre, documentos dos estudantes, material de renovação dos cartões cedidos pela OCA e toda sua estrutura operacional, acabou de ser tomada por militantes da união da juventude comunista e outros movimentos, que sem motivo plausível, optaram por fazer uma intervenção num espaço que nunca deixou de ser ocupado pelos estudantes.
Militantes esses que intitulam-se revolucionários e que lutam por uma educação de qualidade, distorcem o verdadeiro inimigo e culpado de estarmos com poucas bolsas, recursos para investimentos, infraestrutura, manutenção e pesquisa na universidade, que é o GOVERNO FEDERAL, presidido pelo presidente Lula.
Nós do DCE temos concentrado nossos esforços no diálogo com a administração superior, comando de greve, pró reitorias, diretoria de transporte, buscando soluções que não deixassem os estudantes sem bolsas, sem auxílio alimentação, sem transporte e sem matrículas.
O DCE repudia totalmente a atitude de apoderar-se de um espaço de uso comum e serventia aos estudantes. Nossa gestão que foi eleita pelo voto de 1.351 alunos sempre irá esgotar todas as tentativas de diálogo e construção propositiva, antes de achar que os problemas só podem ser solucionados com radicalismo.
Todas as medidas administrativas já foram tomadas. Infelizmente, informamos que a recarga do passe livre que estava marcada para iniciar amanhã será suspensa até que tenhamos certeza da segurança dos nossos colaboradores.
Atenciosamente,
DCE – Gestão Atuação