Menu

Pesquisar
Close this search box.

Lixão em Sena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O lixão a céu aberto na cidade de Sena Madureira, pelo fato de a prefeitura não ter um aterro sanitário, não é novidade. Mas o problema agora é novo: a comunidade do município resolveu denunciar os proprietários de supermercados por estarem jogando lixo em vias públicas.


A cidade, distante 145 quilômetros de Rio Branco, vem sendo tomada por urubus em consequência do lixo jogado ás margens das ruas. A população denunciou o caso em sites de notícias para que alguma providência seja tomada. Para os moradores, os proprietários de supermercados devem mostrar exemplos de higiene e ajuda ao meio ambiente.

Anúncios


“Os empresários do ramo de supermercados não estão colaborando com a limpeza da cidade, na frente dos seus estabelecimentos estão jogando restos de mercadorias perecíveis praticamente no meio da rua”, dizem.


Um dos presidentes de bairro falou ao site Sena Online que, caso algum proprietário não tenha condições de fazer uma lixeira, ele próprio se responsabilidade em fazer uma campanha para arrecadar madeiras e pregos para doar aos supermercados.


LIXAO_IN_500


Outros casos


Em setembro do ano passado, o Ministério Público do Estado do Acre chegou a instaurar procedimento administrativo contra a Prefeitura de Sena Madureira para proibir lixos domésticos em vias públicas na cidade, pois as ruas estavam intrafegáveis devido à falta de coleta de lixo em alguns bairros.


O procedimento determinava prazo de 15 dias para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) limpar a cidade e 30 dias para retirar os entulhos. O MP acreano também, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo (CAO-MAHU), acompanhava a situação do lixão de Sena Madureira, na entrada da cidade, por intermédio do programa ‘Cidades Saneadas’.


O programa tem implementado uma estratégia uniforme para a atuação do órgão ministerial junto à execução, em todo o Acre, da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).


Porém, segundo os moradores de Sena Madureira, sem a contribuição de todos para cuidar de seus lixos, a cidade continuará a ter tomada por urubus e cachorros pelas ruas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido