Menu

Pesquisar
Close this search box.

Não vejo legitimidade de Márcio Batista continuar vice de Marcus na prefeitura de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

MANUEL URBANO É A NOSSA SUCUPIRA
Esta aconteceu nesta quarta-feira em Manuel Urbano. Com a ausência do prefeito Ale Anute, que foi à Brasília participar da “Marcha dos Prefeitos”, assumiu o vice-prefeito, Pastor Ademar. Ávido para mostrar serviço, mandou chamar o secretário de Finanças, Dalton Taumaturgo, mas este se escondeu. Foi demitido. Tentaram colocar algumas máquinas para recuperar as ruas, mas não tinha combustível. O mais irônico da história: tentaram gerar uma Nota de Crédito para pagar o combustível, mas a senha fica coma mulher do prefeito, que viajou com ele para Brasília. Manuel Urbano é ou não é a nossa Sucupira?.


LIDERANÇA DISPARADA
O ac24horas bateu o acesso dos 100 mil leitores. O Site que mais se aproximou ficou em 28 mil acessos.  O fato de fazer um jornalismo sem amarras é o motivo do sucesso.

Anúncios


NÃO QUERO ALIANÇA COM A OPOSIÇÃO
O presidente do PDT, deputado Luiz Tchê , não aceita a pecha que alguns petistas lhe colocam de ser “inconfiável”, assegurando que as suas ações são transparentes. “Quando quis ir para a oposição fui abertamente e quando voltei para a FPA também foi abertamente, atendendo convite do deputado Ney Amorim (PT)”, lembra o pedetista. Nega que tentou um acordo com o deputado federal Werles Rocha (PSDB) para os deputados do PDT assinarem a CPI. “O PDT não tem planos para deixar a FPA”, assegurou Luiz Tchê à coluna, desfazendo especulações. Conversar, eu posso conversar com qualquer político, seja da oposição ou não, diz.


O OUTRO LADO DA MOEDA
O vereador Jeferson Magalhães (PHS) mandou e-mail contestando parte de nota da coluna que situa Ale Anute, prefeito de Manuel Urbano, como um dos piores gestores municipais e de quem se desconhece uma bandalheira. Jeferson diz concordar ser Ale o pior prefeito do Acre, mas não que ele seja sério. E justifica: “fez compra sem licitação de mais de 200 mil reais. Alugou trator de sua propriedade para trabalhar no lixão municipal, pagando 6 mil reais por 4 horas de serviço,  pagou indevidamente enfermeiras e fez um gasto de 46 mil litros de gasolina na Secretaria Municipal de Educação”.


COM A PALAVRA, O PREFEITO ALE
 Espaço aberto ao prefeito Ale Anute (DEM) para contraditar a denúncia. São acusações graves é que o vereador Jeferson Magalhães (PHS) diz ter provas para mostrar a quem quiser ver.


UMA PERGUNTA BÁSICA
Cabe uma pergunta ao vereador Jeferson Magalhães (PHS): entregou a documentação que diz estar em seu poder ao Ministério Público? Se não entregou para providências, não fez nada.


UMA CASA DE DEBATES
O líder do PT, deputado Lourival Marques, precisa aprender o A-B-C da democracia, que é o direito da crítica. Ameaçar o deputado Ghélen Diniz (PP) com “Comissão de Ética”, por ter chamado a base do governo de “bajuladora”, é um ato truculento. A Aleac é uma casa de debates e não de censura. Rebata a acusação do deputado Ghélen, assim é o jogo político.


A RECÍPROCA É VERDADEIRA
A recíproca também é verdadeira para o deputado Ghélen Diniz (PP). Assim como a oposição deve ser respeitada, seus integrantes têm que também respeitar as posições dos deputados da base do governo. Ao atacar chamando-os de “bajuladores”  foi intolerante e poderia ter como resposta ser chamado de porralouca, o que geraria um debate de boteco de esquina.


COISA DE LOUCO
O deputado Manoel Moraes (PSB) chamou a sepultada “CPI da BR-364”, tentada pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) de “coisa de alguém louco”. E completou: “só um louco pode querer paralisar as obras de uma rodovia em pleno verão, época da sua recuperação”.


TÍPICO TIRO NO PÉ
Vamos ser sensatos, a CPI que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) tentou criar para chamar de “minha” foi um tiro no pé, não conseguiu se viabilizar nem dentro da própria oposição.


FICO COM O JURUÁ
O deputado Nicolau Junior (PP) colocou a última pá de cal na finada CPI: “não ia manter minha assinatura na CPI, parar a estrada e prejudicar o Juruá, não faço este tipo de oposição”.


O DONO DAS CARTAS
Quem dará as cartas no partido que surgir da fusão entre PPS e PSB será o deputado federal César Messias (PSB), por ter um mandato federal. O PPS é um partido formado por intelectuais como Carlitinho, Dourado, Airton Rocha, não tem ninguém com votos e nem com mandato de deputado estadual ou federal. Nesta fusão, o PPS será simplesmente abduzido.


QUEBROU O DISCURSO
O governador Tião Viana quebrou o discurso que só ajuda prefeituras administradas pelo PT e seus aliados. Está destinando um caminhão para escoamento da produção agrícola a cada um dos municípios e ambulâncias para 12 municípios. Não pode é administrar pelos prefeitos.


VAI NAVEGAR TRANQUILO
Caso o PT lance um candidato a prefeito, o PSB também, e o DEM seguir na mesma trilha, o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), fica com a faca e o queijo na mão para faturar a reeleição. Não é nem preciso entender muito de política para se chegar a esta conclusão, a divisão só favorece a quem está no poder.


QUEM QUER DINHEIRO?
O Pastor e tesoureiro da Igreja Batista de Cruzeiro do Sul, Normando Junior, postou uma foto na rede social tomando banho de dinheiro, que virou comentário geral. Só faltou imitar o apresentador do SBT, Silvio Santos, é gritar: quem quer dinheiro? Quem quer dinheiro?.

Anúncios


VIVENDO E APRENDENDO
O inusitado é que o Pastor Agustinho, da Igreja Batista do Bosque, longe de criticar o ato do seu pupilo, diz que foi apenas uma “brincadeira”. Não sabia que nadar em dinheiro é uma das diversões da sua Igreja! Não dá para segurar esta, Pastor Agustinho!.


PETISTA DE OCASIÃO
Coube por ironia do destino a um voto do PT, da vereadora Selma Mendes, salvar o prefeito de Manuel Urbano, Ale Anute, de ser investigado pela Câmara Municipal de uma série de denúncias documentadas. O voto milagroso saiu após uma conversa misteriosa com o prefeito.


FALOU DO QUE NÃO CONHECIA
O deputado Chagas Romão (PMDB) ocupou a tribuna da Aleac para criticar um projeto do governo que modifica a alíquota do ICMS, sem detalhar por qual razão era contrário. A sua justificativa foi supimpa: “ouvi falar que vai massacrar os pequenos comerciantes e eu sou comerciante”. Ou seja, o Chaguinha ouviu o galo cantar e não sabe em que lugar, criticou o que não conhece. Da próxima vez que ocupar a tribuna é melhor se informar.


ONDE FICA A ALTERNÂNCIA?
A FPA não é só formada pelo PT e pelo PCdoB, por isso não vejo muita legitimidade do vice-prefeito Márcio Batista (PCdoB) argumentar que o partido tem que continuar ocupando a vice de Marcus Alexandre, sob a defesa que existe uma aliança. Nesta aliança a que o Márcio se refere existem outros partidos capazes de indicar um vice. Ou não é assim? Onde fica a alternância? Se não é para ter alternância é só formar uma FPA com PT e PCdoB.


QUANDO SE PERDE A VERGONHA, TUDO É NORMAL
Não muda nada no velhaco sistema eleitoral brasileiro. Mais uma vez detonaram qualquer mudança. Permanece a pouca vergonha das coligações proporcionais. Continuaremos a ver candidatos a deputado e a vereador com baixa votação sendo eleitos e os mais votados ficando de fora. A moral da história é a classe política a continuar alvo de escândalos, aparecerem novos Mensalões, novos Petrolões, novos Tiriricas, e assim caminhará a nossa política e os nossos políticos. Com o sistema eleitoral que permaneceu inalterado é o que vai ocorrer. Os políticos perderam a vergonha. E quando se perde a vergonha tudo é normal.


VAI FICAR PIOR
A imagem da classe política na opinião pública que era a pior possível, depois da decisão de não se mudar nada no sistema eleitoral, ficará pior ainda. A imagem que será passada para a população, que queria a Reforma Política, é que querem continuar se dando bem e se lixando para o povo. Vergonhoso! Ficou muito ruim para a democracia. Foi uma vitória dos que fazem negociatas, dos que criam partidos para se transformar num balcão de negócios, foi uma vitória dos políticos sem compromisso com uma política séria. Foi a vitória da bandalheira. Continua o quem dá mais leva.


UMA DO GARIBALDI BRASIL
Promotor, jornalista, notívago, boêmio, pintor, Garibaldi Brasil foi uma figura que marcou época no Acre. Gostava de dar uma furada nos governantes. Certa feita chegou ao então governador Jorge Kalume e pediu “um por fora”, para uma viagem ao Rio de Janeiro.  Kalume chama seu secretário de Finanças, Hermelindo Brasileiro, que já instruído, lamenta: “Não vai dar doutor Gari. A Receita Estadual não está se comportando bem, parece mais uma velha prostituta que pouco arrecada”. Garibaldi, com sua veia irônica, responde na bucha: “Eu pensei que ia falar com o secretário de Fazenda, mas pelo visto mandaram o dono de um bordel. Fique com a sua prostituta e passar bem”. Bateu a porta do Kalume e foi embora furioso.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido