Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sena Madureira realiza campanha contra o Câncer

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira, 22, um grande evento na sede da AABB relacionado a campanha de combate e prevenção ao Câncer de Mama, doença responsável por milhões de mortes no Brasil e no mundo. Na ocasião, foram ministradas palestras e repassadas outras informações importantes às mulheres sobre o tema.


unnamed


O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), fez questão de acompanhar a atividade e disse que a administração municipal apóia integralmente a campanha. “A saúde é o bem mais precioso que temos em nossas vidas, por isso, a Prefeitura traz esse incentivo e que essa mobilização não pare por aqui, mas que as mulheres continuem buscando as orientações devidas e, se preciso, o tratamento necessário disponibilizado pelo sistema público de saúde. Não podemos perder essa luta”, comentou.

Anúncios


Contando com a participação de médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, dentre outros profissionais da área, o evento foi presenciado por moradoras de diversos Bairros (Segundo Distrito, Bom Sucesso, Ana Vieira, Cristo Libertador, Pista, Vitória, entre outros). Foram realizadas várias brincadeiras, servido lanche para todos os presentes, feita massagem corporal, corte de cabelo e sorteio de prêmios.


Emocionante: Karine Oliveira venceu o Câncer
de Mama e hoje leva uma vida normal


unnamed (1)


A senamadureirense Karine Oliveira prestou um depoimento emocionante e ao mesmo tempo encorajador para as demais mulheres. No ano de 2009 ela foi acometida pelo câncer de mama. Após o diagnóstico, precisou fazer o tratamento fora do Acre, em Goiânia. Porém, conseguiu vencer a batalha contra a doença e hoje leva uma vida normal.


Karine contou detalhadamente todas as etapas vencidas. Segundo ela, uma das mais difíceis foi a quimioterapia. “Me lembro que as minhas filhas ligavam pra mim chorando e eu dizia que estava bem. Era uma força que vinha de dentro. A quimioterapia foi difícil porque o meu cabelo caiu, além das outras reações. Hoje, estou aqui para agradecer a Deus e dizer que o câncer de mama não é um bicho de sete cabeças, mas precisa de uma atenção redobrada, desde o diagnóstico precoce até o tratamento. Essa iniciativa do município em promover a campanha é de fundamental importância. Mulher que se ama, se cuida, por isso, não tenham receio, procurem as unidades de saúde para receberem as devidas orientações”, recomendou.


O lado oposto: Impedida pelo marido de buscar ajuda, moradora do ramal 16 perde a batalha contra o câncer


No mesmo evento, as mulheres também puderam conhecer a outra face desse problema. Uma moradora do ramal 16 acabou indo a óbito após ser atacada pela doença.


A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), Jaira Azevedo acompanhou o caso. Segundo ela, quando o centro começou a atender essa moradora já era tarde demais porque a doença estava praticamente em sua fase terminal. Além de conviver com o câncer, a vítima também tinha que agüentar a falta de apoio de seu esposo. “Quando recebemos a denúncia acompanhamos o caso durante dois anos, mas já era muito tarde. Infelizmente ela acabou morrendo. É por isso que estamos aqui para alertar as mulheres e dizer que o diagnostico precoce é muito importante juntamente com o apoio da família. Estamos juntos nessa batalha”, ressaltou.


O evento de hoje também foi prestigiado pelo senador da república Aníbal Diniz (PT), secretário municipal de saúde, Dinho Nascimento, enfermeira Reneide Amorim, coordenadora do programa Saúde da Mulher, enfermeiro Enoque Feijó (palestrante), dentre outros secretários municipais e convidados.
Hoje foi o ponto culminante do “Outubro Rosa: Abrace essa causa”, mas a campanha continua nas unidades de saúde de Sena Madureira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido