Menu

Pesquisar
Close this search box.

“A única coisa que eu tenho em mente é a reeleição do governador Sebastião Viana”, diz Ney Amorim

NEY_01


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dois dias após a divulgação do resultado da votação que revelou mais uma vez que o eleitor do Acre representa uma verdadeira incógnita para os institutos de pesquisas, o deputado mais bem votado da história da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim (PT) recebeu a imprensa para um bate-papo onde ele fala de suas expectativas para o terceiro mandato, avalia a disputa do segundo turno e revela que passou momentos difíceis, juntamente com sua família, após ser vítima de ataques de virais e notícias falsas nas redes sociais.


Apesar de a FPA nunca ter decidido as eleições estaduais no segundo turno, nos seus quase 16 anos de poder, Ney Amorim avalia que o resultado do pleito deste ano, não foi um resultado ruim. Ele afirma que existia uma expectativa de vitória no primeiro turno, mas acredita que o trabalho de Sebastião Viana será o diferencia para os dias de campanha que ainda restam. “O povo do Acre entendeu o trabalho do governador. A Frente está unidade e pronta para batalhar para continuar defendendo o projeto que vem dando certo”.

Anúncios


Questionado sobre os números da votação expressiva que obteve em 2014 – o petista diz que a enxurrada de votos seria o reflexo de seus oito anos de mandato. Ney Amorim também atribui o resultado positivo aos eleitores e ao empenho de seu grupo de político. “Conquistei cinco mil votos em Rio Branco e mais de cinco mil no interior. Recebi voto de todos os 22 municípios. Visitei e prestei serviços para todas as cidades do Acre ao longo deste oito anos. Esta votação só aumentou a minha responsabilidade como parlamentar”.


A votação histórica poderá possibilitar que o petista pleiteie a presidência da Aleac, mas ele desconversa quando é questionado sobre o assunto. “Neste momento, a minha cabeça está voltada para o segundo turno das eleições. Estou pensando apenas na reeleição do governador Sebastião Viana. Estamos prontos para enfrentar uma nova campanha. A presidência é assunto para 2015 – por enquanto, a única coisa que eu tenho em mente é a reeleição do governador Sebastião Viana. A união da Frente vai garantir esta vitória”, diz Amorim.


Ney Amorim ressalta que faz parte da coligação capitaneada pelo PT, como um soldado que poderá atuar em todas as frentes de combate no segundo turno.


“Estou aqui para servir. Tenho isto em mente. Onde eu for escalado estarei pronto. A base toda se empenhou, a Frente Polular estava unida como sempre esteve, o governador cumpriu com todas as etapas de campanha, mas quem decide é o povo. Temos que respeitar a decisão do povo que espera ouvir mais compromissos de nossa parte. Estamos protos para o bom combate”.


ney_02Governabilidade – O PT conseguiu eleger cinco deputados, saindo fortalecido das eleições, mas alguns partidos aliados, como o PEN praticamente foram extirpados do parlamento estadual, gerando a revolta de parlamentares governistas. Interrogado por uma possível dificuldade na governabilidade, Ney Amorim informa que o governador Sebastião Viana, já teria conversado com os eleitos e estaria pronto para abraçar os derrotados que contribuíram com seu governo. Para Amorim, alguns colegas derrotados não contavam com a forte concorrência.


“A Frente Popular garantiu a eleição de pelo menos 15 deputados estaduais . A disputa foi complicada, com mais de 600 candidatos. Um exemplo foi no meu reduto eleitoral. Enfrentei mais de 10 candidatos apenas na Baixada da Sobral. Alguns colegas de parlamento foram derrotados, mas temos que respeitar a decisão soberana do povo. Todos que se elegeram tiveram mérito. O governador tem muita gratidão no coração, ele conhece todos os companheiros que estiveram ao lado dele neste parlamento. Vamos estar juntos no governo”.


Ataques nas redes sociais- Os ataques nas redes sociais chegaram a preocupar Ney Amorim. Ele afirma que a imprensa teve um papel fundamental no desenrolar das eleições. “A imprensa foi muito responsável durante todo o processo eleitoral. As redes sociais representam uma fermenta fantástica que tanto serve para o bem, quanto para o mal. Passei momentos difíceis juntamente com minha família. Não sei quem criou nem sei de onde partiram os ataques, mas não tenho mágoas no coração. Os sites, jornais e emissoras de rádio desfizeram estas armações”.


Baixada fazendo a diferença – O deputado Ney Amorim disse que mais uma vez a Baixada da Sobral poderá fazer a diferença na eleição. Ele enfatiza que os votos de seu reduto eleitoral fizeram a diferença na vitória do prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT). “A Baixada já fez e vai continuar fazendo a diferença. Eu tenho certeza que agora, como serão só os dois candidatos, a Baixada, que foi tão beneficiada pelos trabalhos de nossos governos vai ser decisiva. Acredito que este povo vai dar uma boa resposta muito positiva no segundo turno”.


Hipótese de uma derrota – Apesar das incertezas do segundo turno, Ney Amorim descarta que seu partido possa ficar fora do governo. Amorim afirma que é militante do PT desde os 12 anos. “A primeira coisa que aprendi foi combater o que achava que não estava correto. Estou pronto para estar ao alado do governador, porque acredito que ele vai ganhar. Sempre estive muito pronto para guerra. É um governo de quem está no Acre, trabalhando para o povo, enfrentando alguém (Márcio Bittar) que quer ser governador, mas estava fora do Acre há algum tempo”.


Eleições apertadas – O ex-governador Binho Marques (PT) foi colocado como um gestor sem habilidade política, além de ser apontado como o culpado pelo resultado apertado da eleição que Sebastião Viana venceu Bocalom, no primeiro turno, em 2010. Este ano, apesar de se apresentar como um estrategista, Viana não conseguiu vencer no primeiro turno. Questionado se o motivo seria que a população estaria querendo fazer a alternância de poder, Ney Amorim defendeu o atual governador destacando a vantagem de votos de Sebastião Viana.


“Não creio que seja o anseio por alternância, já que o povo deu mais de 70 mil votos de diferença do nosso governador para o segundo colocado. A tendência é crescer no segundo turno. Agora, que vai ser os dois (Sebastião e Bittar), eu tenho certeza que o governador vai se sair melhor. Está dando tudo certo, então vamos continuar aqui. Estou muito tranquilo em relação à nova caminhada. Acredito no potencial administrativo de nossa coligação. Vamos continuar fazendo as boas mudanças. Vamos vencer a eleição”, finaliza Ney Amorim.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido