Menu

Pesquisar
Close this search box.

Irailton refuta denúncia sobre material cirúrgico do HUERB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O secretário adjunto de Saúde, Irailton Lima refutou a denúncia dos acompanhantes de pacientes sobre a circulação de material cirúrgico em várias dependências do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB). “O material cirúrgico não transita de qualquer jeito”. O gestor esclarece ainda que o material sai do centro cirúrgico, é transportado acondicionado de acordo com normas aprovadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).


“O material cirúrgico não é exposto, não passa por várias áreas do hospital ou é levado sujo para ser esterilizado na maternidade. Ele é levado para lavanderia e lavado no próprio hospital. O que vai para maternidade é o material limpo para esterilizar. A única área onde tinha problema era no tipo de veículo que transportava o material, mas isso, já foi resolvido. O que não é feito fora do HUERB é a esterilização”, destaca Irailton.

Anúncios


O gestor esclarece ainda que o procedimento para retirada do material cirúrgico obedece um rigoroso processo de embalagem. “Temos uma forma própria de transporte. O material é levado até lavanderia, lavado com todos os cuidados, secado e engomado. Depois é embalado de uma forma segura, antes de passar pelo processo de eliminação de bactérias que possam representar risco aos pacientes do hospital”, enfatiza Lima.


Irailton Lima informa que, “não há circulação do material aberto dentro do hospital. Se acontecesse desta forma, o hospital apresentaria um alto índice de infeções. As fotos também não são de cirurgias feitas no Huerb. Não podemos passar uma impressão errada para população. Obedecemos rigorosos procedimentos para que os pacientes não corram riscos na unidade de saúde”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido