Ray Melo, da redação de ac24horas
[email protected]
A polêmica do excesso de multas aplicadas pela fiscalização eletrônica em Rio Branco trouxe de volta o debate sobre a concessão de um benefício ao bom condutor. O deputado Éber Machado (PSCDC) quer um desconto de 5% no IPVA aos motoristas que não cometerem infrações de trânsito durante um ano.
Machado apresentou uma indicação ao Governo do Acre, em 2011, sugerindo o desconto aos motoristas no pagamento do imposto, caso eles não tenham cometido infrações de trânsito no período de um ano. Para o parlamentar essa é uma maneira de garantir que os condutores ajam corretamente no trânsito.
“Quando pagamos IPVA antecipado podemos fazê-lo com 10% de desconto. Esta indicação é uma forma de dar um incentivo a mais. Creio que dessa maneira estou trazendo benefício aos bons condutores. O governador poderia ter a iniciativa de encaminhar o projeto ao Poder Legislativo”, diz Eber Machado.
Segundo o deputado, os motoristas estariam tendo apenas deveres a cumprir e nenhum benefício ou incentivo para cumprir as leis de trânsito. “Não se deve pensar apenas em arrecadar com impostos e multas. Precisamos conceder um estímulo para que o Detran seja visto como um parceiro”, destaca Machado.