A campanha de vacinação contra a poliomielite termina na próxima sexta-feira (21) e cerca de 36 mil crianças, entre seis meses e 5 anos de idade, ainda não forma imunizadas no Acre. Até agora, pouco mais de 40 mil receberam a dose da vacina.
Nesta segunda-feira (17), a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, orientou os pais que levem seus filhos aos postos de saúde. “Ano passado, foram vacinadas pouco mais de 78 mil crianças, ou seja, 96% de cobertura vacinal. Esse ano, a campanha começou dia 8 de junho e termina dia 21 e, até agora, só foram imunizados 53,60%, dos 95% que precisamos vacinar. Com apenas duas gotinhas podemos proteger nossas crianças da paralisia infantil”, afirma a secretária.
No estado estão disponíveis 305 postos disponíveis, distribuídos nos 22 municípios. De acordo com o gerente estadual de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, a procura pelo serviço não está sendo satisfatória, tendo em vista que faltam menos de cinco dias para o término da campanha e o Acre ainda não alcançou a meta preconizada.
A paralisia infantil foi erradicada no Brasil em 1989, mas 16 países do mundo ainda apresentam casos da doença, o que faz necessário manter o calendário de vacinação anual.
Da redação ac24horas,
com informações da Agência de Notícias do Acre