Menu

Pesquisar
Close this search box.

Projeto anunciado como modelo do Governo da Floresta abriu falência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


O produto descrito no rótulo como “made in Quinari”, produzido através de uma cooperativa de produtores da Fazenda Bonal [localizada na BR 364], sumiu das prateleiras dos supermercados do Acre. O pedido de falência foi revelado pelos produtores de palmito da região em visita feita pelo prefeito de Senador Guiomard, James Gomes e o deputado Major Rocha [PSDB]. A cooperativa produzia 30 mil toneladas de palmito drenado por mês.

Anúncios


Edilson Nogueira da Rocha, presidente da cooperativa, disse que a fábrica fechou por falta de capital de giro e de apoio do Governo do Acre.


No total de 10,4 mil hectares da Fazenda Bonal eram cultivadas mais de 800 hectares de seringueiras e 500 mil touceiras de pupunha. Em 2013 a fábrica deveria estar com sua produção ampliada. Na gestão do ex-governador Jorge Viana, o então presidente Lula e mais cinco ministros, visitaram o projeto da Bonal e anunciaram investimentos que tornariam a região como o modelo sustentável do Brasil. Na visita histórica, o ex-presidente Lula chamou a Fazenda Bonal de “extraordinário”.


No encontro com os produtores, o ex-presidente Lula entre outros investimentos, firmou contrato de crédito no total de 660 operações por meio do Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e governo do Estado, no valor de R$ 8 milhões. Duas linhas de crédito foram oferecidas: a do Pronaf e o Pró-Florestania, esta última, do Governo do Acre. O INCRA também disponibilizou os recursos de crédito de instalação no valor de R$ 7.400 por família assentada.


Mas segundo informações do presidente da cooperativa da Bonal, nada saiu do papel, durante um ano e meio a instituição buscou sem sucesso apoio do governo do Acre. O Palmito que é produzido pelas famílias está sendo comercializado para o projeto RECA, no Estado de Rondônia, com lucros mínimos para os produtores acreanos.


O projeto de desenvolvimento sustentável (PDS) foi criado através de um planejamento do Plano Regional de Reforma Agrária, elaborado através da parceria entre o Incra e o Governo do Acre e atendia os princípios de sustentabilidade estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente.


O deputado Major Rocha disponibilizou fotos em seu facebook que mostram a situação de abandono da região.


A reportagem resgatou da Revista Quinari, uma imagem creditada ao fotógrafo Sérgio Vale, que mostra o ex-presidente Lula ao lado do ex-prefeito Celso Ribeiro e a ex-ministra Marina Silva, no dia da visita à Fazenda Bonal.


Palmito_geral


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido