Menu

Pesquisar
Close this search box.

Baixaria impede leitura de mensagem governamental pelo prefeito James Gomes na câmara de vereadores de Senador Guiomard

baixaria_1quinari


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


Com uma atitude inusitada e descortês, o presidente da Câmara Municipal de Senador Guiomard, vereador Pedro Mendes (PSDB) impediu a leitura da mensagem governamental pelo prefeito do mesmo partido, James Gomes. Mesmo alegando cumprimento regimental a Mesa Diretora foi vaiada pela população que lotou a galeria.

Anúncios


baixaria_conDesde a entrega dos convites (foto) até telefonemas disparados antes da sessão, tudo levava a crer que os convidados participariam de uma sessão solene, como manda o figurino. Até salgadinhos foram colocados à mesa.


A confusão começou quando Pedro Mendes abriu os trabalhos convocando para uma sessão ordinária. Questão de ordem foi pedida pelo vereador Ney (PSD) que esvaziou o plenário junto com outros três vereadores em protesto a quebra de protocolo.


“Fomos convidados, nós vereadores, secretários, o prefeito e a população presente para uma sessão solene!”, repudiou.


Sem quórum regimental a sessão foi suspensa.  Depois de uma reunião a portas fechadas com o vice-presidente, vereador Maneim Lima (PT) e o primeiro secretário, vereador Jairo da Petrolina (PCdoB), a sessão ordinária foi encerrada, em seguida, Pedro Mendes convocou e cancelou a sessão solene. Houve bate boca dentro do plenário e vaia na galeria.


De um lado os vereadores Ney, Magildo Lima (PSDB), Macedo (PSDB) e Mambira (PSD) que compõem a base de sustentação do prefeito, alegaram que existia uma manobra contra o executivo. “Por isso eles tentaram fazer a sessão ordinária antes da sessão solene” disse Ney.


Do outro, os membros da Mesa Diretora tentavam explicar que faziam cumprir o regimento interno. “Ele diz que a primeira sessão legislativa deveria ser dia 15 de fevereiro, como não aconteceu, hoje deveria ser uma sessão ordinária” explicou Pedro Mendes.


Sem acordo, restou ao prefeito James Gomes pedir desculpas aos convidados presentes e sair da Câmara Municipal sem ler a mensagem governamental. O fato histórico é o primeiro a ser registrado no parlamento do Acre em 2013. Em entrevista ao ac24horas, o prefeito lamentou.


“É lamentável, viemos aqui a convite prestar contas de nosso mandato e anunciar os investimentos previstos para este ano e nos deparamos com tamanha hostilidade”, disse James.


Baixaria_quinari2O primeiro secretário da Câmara de Vereadores, Maneim Lima, disse que a urgência na realização de uma sessão ordinária era para aprovar dois requerimentos de conteúdos que anunciam uma varredura na gestão do prefeito reeleito.


“Estamos requerendo a presença da secretaria de saúde, pedindo as folhas de pagamento dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 e também, todos os processos licitatórios do ano passado”, disse Maneim.


A ausência do articulador político de James Gomes, o ex-vereador Adão Leite (PP), não é sinal de tranquilidade. Cidade estratégica nas prioridades de desenvolvimento econômico do governador Sebastião Viana, Senador Guiomard faz parte do plano de reeleição da Frente Popular. Comenta-se a boca miúda nas esquinas que a varredura nas contas do município, arquitetada pelos vereadores Maneim e Jairo da Petrolina, com o aval de Pedro Mendes – destoado do ninho tucano – tem o dedo do Palácio Rio Branco.


O prefeito James Gomes saiu da Câmara Municipal aplaudido e garantindo que está tranquilo e que vai trabalhar muito em 2013.


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido