Menu

Pesquisar
Close this search box.

A arte contemporânea de Clementino Almeida e Mardilson Torres na Galeria Juvenal Antunes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

André Gonzaga (Assessoria FEM)


Com cerca de 40 retratos, Clementino Almeida e Mardilson Torres inaugurarão a exposição “Mitos”, no dia 3 de novembro, na Galeria de Arte Juvenal Antunes. As obras representam figuras conhecidas em nível local e até mesmo internacional, como Hélio Melo, Chico Mendes, Marina Silva, Carmem Miranda, Frida Kahlo, Charles Chaplin, Jimi Hendrix, Dalai Lama e Jesus Cristo.

Anúncios


Os retratos possuem características da escola expressionista, com pinceladas bem soltas e muito coloridos. Algumas peças possuem até, literalmente, um brilho próprio. É que os artistas utilizaram tintas fluorescentes para garantir um destaque e fugir do convencional. O tempo de produção foi de apenas dois meses.


 


Antes, até o dia 23, a Galeria de Arte Juvenal Antunes permanece com a exposição “O Ser da Arte”, com obras dos pacientes do Hosmac. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Mais informações pelo telefone 3223-9688. A exposição tem o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour.


Sobre os artistas


Clementino desenvolve suas habilidades desde criança, no Seringal Bom Lugar, em Xapuri. Fez trabalhos publicitários, atuou como desenhista ilustrador para livros e cartilhas didáticas, participou de várias edições do ‘Salão Hélio Melo de Artes Plásticas’ e teve suas obras vendidas para países como Chile, Canadá, Dinamarca e Eslovênia, além de outros estados do Brasil.


Diferente do amigo, esta é a primeira exposição de Mardilson, do Bujari, o menino que usava o irmão mais velho como modelo para desenvolver o seu tracejado. Os gibis e as histórias em quadrinhos também serviram para o treino e, por volta dos 8 anos, ele já reproduzia os famosos personagens da Marvel Comics, como o Homem-Aranha e o Capitão América.


Buscando a capacitação, ambos participaram de várias oficinas e cursos, incluindo até mesmo o Instituto Universal Brasileiro, por correspondência. Estudaram na Usina de Arte João Donato e ainda graduaram-se no curso de artes visuais, a distância, da Universidade de Brasília (UNB).


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido