Conecte-se agora

“Ele quer tumultuar o processo”, diz promotor acusado de suborno por prefeito do PT

Publicado

em

Jairo Barbosa – jairobarbosa@ac24horas.com
De Rio Branco

As declarações do prefeito Neuzari Pinheiro colocando em dúvida o trabalho do Promotor de Justiça, Rodrigo Fontoura de Carvalho, foram rechaçada na manhã desta segunda-feira, 07, pelo comando do MP Acre e pelo próprio promotor, através de notas distribuídas à imprensa.

O promotor Rodrigo Fontoura de Carvalho, do Ministério Público em Cruzeiro do Sul, defendeu-se hoje da acusação feita pelo prefeito de Porto Valter, Neuzarí Pinheiro (PT), que afirmou ter sido vitima de tentativa de suborno praticada pelo promotor.

Preso desde o mês passado acusado de distribuir terras da União para familiares, Neuzarí fez a denuncia durante uma entrevista que concedeu exclusivamente á reportagem do ac24horas, na ultima sexta feira.

Na manha desta segunda-feira (7), Rodrigo Fontoura concedeu uma entrevista coletiva á imprensa em Cruzeiro do Sul, e conversou por telefone com o ac24horas. Ele disse que ficou surpreso com as declarações do prefeito e afirmou que vai responsabilizar judicialmente Neuzarí pelo que classificou de leviano.

“Ele quer tumultuar o processo. Nosso trabalho está incomodando muita gente aqui no Juruá. Quando se prende uma pessoa comum não tem essa repercussão, mas agora que tem dois vereadores e um prefeito presos, causa esse impacto. Estou vendo a possibilidade de processar o prefeito e exigir danos morais. E já antecipo, se eu ganhar qualquer indenização, vou doar pra Apadeq”, disse Fontoura.

O promotor confirmou que esteve em Porto Valter no ano passado, quanto teria conversado com Neuzarí. Foi justamente nessa conversa, segundo o prefeito, que o promotor teria praticado a primeira tentativa de suborno. Naquela ocasião, segundo Neuzarí, o promotor falou sobre os terrenos que o municipio havia recebido do governo federal.

“O Ministério Público vai editar uma nota e eu também escrevi uma nota sobre isso. O prefeito terá que provar o disse”, concluiu Fontoura.

Neuzarí Pinheiro e seus dois filhos estão recolhidos no presídio Manoel Néri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Na semana passada a justiça acatou o pedido de prisão preventiva do prefeito que tenta no STF conseguir o relaxamento da prisão.

Leia as notas:

Nota de Esclarecimento

É incabível as declarações realizadas pelo prefeito Neuzari, tendo em vista que durante toda a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante na sede da Polícia Federal, o Prefeito esteve sempre acompanhado por um policial federal ou pelo delegado Milton Neves, ou até mesmo por seu advogado.

Na verdade, o que se vê na presente atitude, é uma tentativa desesperada de tentar desviar o foco de um importante trabalho que foi realizado pelo Ministério Público em conjunto com a Polícia Federal no combate à corrupção no Vale do Juruá.

Sabemos que prender e processar pessoas simples não gera desconforto para as pessoas, mas quando buscamos responsabilizar pessoas da alta sociedade, como prefeitos, vereadores, empresários, percebemos que a repercussão é diferenciada, ou seja, aliados juntam-se para tentar denegrir e desenganar a sociedade do que foi constatado. O Ministério Público está consciente de que desagradou  pessoas influentes, mas por outro lado, fortaleceu a credibilidade da sociedade na justiça.

Sei até mesmo que sou observado 24 horas por dia na cidade, querem a todo custo criar um fato ruim para denegrir minha imagem, prejudicar as investigações e atingir o Ministério Público. Todavia, já avisei para algumas pessoas do meu convívio, inclusive promotores, juízes, delegados e policiais.

Esclareço que o que foi dito ao prefeito Neuzari, na delegacia da Polícia Federal foi a possibilidade dele, voluntariamente, colaborar nas investigações e com a justiça, conversa essa que foi presenciada integralmente pelo delegado Milton Neves.

Vou pensar em acioná-lo judicialmente na esfera penal e cível para que responda por mais um crime cometido. Se receber algum valor de indenização, desde já, me comprometo a doá-lo para a APADEC , APAE de Cruzeiro do Sul, ou qualquer instituição filantrópica do Estado.

Gostaria mesmo era de que o senhor Neuzari tivesse feito uma boa gestão no município de Porto Valter, dentro da legalidade, preocupado com bem estar da população e defendendo o patrimônio público. Assim, não precisaríamos ter realizado um trabalho tão intenso que constatasse as irregularidades cometidas.

Nessa árdua luta contra a corrupção, muitos adversários virão e aliados também.

Mais uma vez quero registrar que o nível de corrupção nas prefeituras é alarmante e sugiro que Estado do Acre crie e faça realmente investimento numa delegacia especializada no combate aos crimes contra a administração pública, com atribuição em todo o Estado. Não podemos deixar que a impunidade e o desvio de verba pública ganhem vigor.

Rodrigo Fontoura de Carvalho, Promotor de Justiça

 

Nota de Esclarecimento

O Ministério Público do Estado do Acre, por sua Procuradora Geral de Justiça, em face das declarações prestadas pelo Prefeito do Município de Porto Walter (afastado) Neuzari Pinheiro, dando conta de que o Promotor de Justiça Rodrigo Fontoura praticou “suborno” no âmbito do procedimento judicial que apura a responsabilidade pela prática de atos de improbidade administrativa cometidos na administração do município de Porto Walter vem a público esclarecer:

1) Que a análise preliminar dos trabalhos efetuados pelo Promotor de Justiça Rodrigo Fontoura, para apurar a prática de improbidade administrativa, tem se pautado pelos critérios da legalidade e da moralidade, resguardando o devido processo;

2) É muito comum que, acusações perpetradas pelas pessoas que são investigadas como suspeitas de praticar atos de corrupção no âmbito da administração pública, recorram a expedientes como o descrito na presente nota, como forma de desviar o foco das atenções e buscar desqualificar a atuação funcional do Ministério Público e as provas arregimentadas;

3) Pelas declarações prestadas pelo Senhor Neuzari Pinheiro, o Ministério Público do Estado do Acre, já iniciou a imediata tomada de providências, consistentes em proceder a necessária interpelação judicial, como medida preliminar e preparatória, sem prejuízo do manejo das demais medidas  cabíveis ao caso.

Respeitosamente,
 Patrícia de Amorim Rêgo, Procuradora-Geral de Justiça

 

 

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Acre

Gladson conduz carreata do Club do Fusca até o município de Xapuri

Publicado

em

O governador Gladson Cameli esteve participando neste domingo, 1º, de uma carreata a convite do Club do Fusca. Os adeptos saíram do Segundo Distrito em direção ao município de Xapuri.

Estiveram no ato, vários exemplares e versões melhoradas do veículo que ganharam a BR-317 e fizeram um verdadeiro desfile.

O chefe do executivo acreano conduziu o passeio, dirigindo um dos exemplares do veículo cedido pela organização do evento.

Nas redes sociais, o governador afirmou que o fusca, além do avião, é uma de suas paixões. “Carro é uma das minhas paixões! E hoje, à convite do Fusca Clube Acre, dei um passeio de fusca com meu filho Guilherme. Foi show! O fusca é um carro apaixonante, só quem é amante dessa relíquia sabe. O que eu dirigi era top! Novinho, novinho. Gratidão pelo convite! Gosto muito desse tipo de atividade e acredito que devemos estimular e valorizar cada vez mais”, declarou.

Atualmente com mais de 60 adeptos, a Associação Fusca Club Acre existe desde 2009, sendo fundada oficialmente em 2014. Segundo o presidente da associação, Genival Sombra, os passeios ocorrem costumeiramente aos fins de semana, como forma de entretenimento, exposição e conquistar novos adeptos.

Continuar lendo

Acre

Mais de 5 mil adolescentes foram imunizados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Um levantamento da Secretaria de Saúde do município de Cruzeiro do Sul, mostrou que mais de 5,5 mil adolescentes de 12 a 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 no Tik Tok da vacinação, montado no Shopping Copacabana, no último sábado, 31.

A prefeitura estimava atender mais de 12 mil jovens no mutirão. Inicialmente, os atendimentos seriam feitos das 16h às 21h, mas o horário precisou ser estendido até às 22h para atender a demanda.

Dados do portal de transparência do governo, apontam que o Acre recebeu 730.563 doses de vacinas e foram aplicadas 500.979 até esta sexta (30), sendo 371.023 da primeira dose, 119.873 da segunda e 10.083 dose única. Rio Branco aplicou 249.714 doses e Cruzeiro do Sul 59.252.

Continuar lendo

Acre

Acre registra uma morte e seis casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou 6 casos de infecção por coronavírus neste domingo, 1° de agosto, sendo todos confirmados por exames RT-PCR, o número faz com que o número de infectados salte para 87.141 nas últimas 24 horas.

Os dados da saúde contabilizaram apenas uma notificação de óbito, sendo um morador de Rio Branco, A.F.L., de 42 anos que deu entrada no dia 18 de julho, no Pronto-Socorro de Rio Branco, e faleceu no sábado, 31 de julho. O número oficial de mortes por Covid-19 subiu para 1.800 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 238.968 notificações de contaminação pela doença, sendo que 151.815 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 83.218 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 29 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Laboratório ganha equipamentos com emenda de Mailza Gomes

Recurso de R$ 350 mil foi usado na compra de impressoras 3D, computadores, fabricação de totens de distribuição
de álcool em gel e escudos faciais, produzidos pelo Laboratório de Biologia Animal da universidade em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Projeto Tecnologias do Futuro, desenvolvido pelo Laboratório de Biologia Animal da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta – em Cruzeiro do Sul foi contemplado com uma emenda de R$ 350 mil da senadora Mailza Gomes.

Nesta sexta-feira, 30, a parlamentar visitou o laboratório e conheceu os equipamentos adquiridos. Foram computadores, seccionadora a laser (máquina para cortes precisos), scanners e impressoras 3D, usadas para fabricar material didático e jogos educativos para crianças, que serão distribuídos gratuitamente às escolas públicas.

Por meio das tecnologias adquiridas com a emenda da senadora, o material já está sendo fabricado. “Essas ações objetivam transformar a sala de aula em laboratórios dinâmicos. Sabendo das dificuldades das escolas públicas em termos de estruturação, desenvolvemos materiais que possibilitam ao professor trabalhar dentro da escola. Esses materiais otimizam o processo de ensino aprendizado por meio da interação, raciocínio lógico e exercícios que auxiliam no aprendizado. Agradecemos imensamente a senadora Mailza que prontamente nos atendeu quando surgiu a ideia de desenvolver esses produtos”, explica o professor Tiago Lucena, coordenador do projeto.

“Eu acredito muito que investir na ciência e na educação é o caminho para o desenvolvimento do nosso estado e estou muito feliz por ter contribuído com esta realização para o Acre. É uma alegria muito grande contribuir com essa instituição que transforma vidas por meio da educação. Como senadora, é dever meu colocar os recursos públicos à disposição da sociedade. Vamos seguir ajudando a Ufac e melhorando o ensino por meio da inovação e tecnologia”, destacou a parlamentar.

Também foram fabricados com o recurso 650 totens para disponibilização de álcool em gel, 10 mil extensores de máscaras e 10 mil escudos faciais na primeira etapa, entregues no momento mais crítico da pandemia.

Estiveram presentes na visita a secretária municipal de Administração da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Silene Siqueira, Isabel Afonso da Silva, também coordenadora do laboratório de Biologia Animal, Matheus Nascimento Oliveira, técnico responsável e equipe do projeto.

Parceria com as instituições

Em 2020, o prefeito Zequinha Lima apresentou o projeto Tecnologias Educacionais da Ufac à senadora, que se prontificou enviar recursos. A Ufac e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) firmaram convênio com a prefeitura de Cruzeiro do Sul para produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e implementação de ações estratégicas em educação, viabilizados com emenda da parlamentar.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas