Menu

Risco alto de inundação em Rio Branco e Cruzeiro do Sul neste domingo, diz Cemaden

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O estado do Acre segue em situação de atenção máxima para eventos hidrológicos. De acordo com a Previsão de Riscos Geo-Hidrológicos divulgada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há alta possibilidade de inundação gradual em áreas ribeirinhas do Rio Acre e de seus afluentes, especialmente em municípios onde os níveis dos rios já ultrapassaram a cota de alerta.


O boletim, publicado no sábado (17) com validade para este domingo (18), destaca Rio Branco como principal ponto de atenção no estado. Na capital acreana, o Rio Acre já atingiu a cota de inundação, cenário atribuído à propagação da onda de cheia ao longo da bacia hidrográfica.

Publicidade


Além de Rio Branco, o Cemaden classificada como moderada a possibilidade de inundação gradual em áreas ribeirinhas da Região Geográfica Intermediária de Cruzeiro do Sul, em razão do extravasamento de rios e igarapés, impulsionado pela elevação dos níveis dos rios principais e seus afluentes. O risco é potencializado pela previsão de chuvas bem distribuídas na região.


Segundo o órgão, o monitoramento considera tanto as condições hidrológicas atuais quanto as previsões meteorológicas, permitindo antecipar cenários de risco e orientar ações preventivas das Defesas Civis municipais e estaduais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido