Menu

Cunhada de deputada é acusada de maus-tratos contra cachorros no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A servidora pública Nizia Amorim Santiago, que é cunhada da deputada estadual Maria Antônia, no Acre, e irmã do ex-prefeito de Rodrigues Alves, o Deda, é acusada de maus-tratos contra dois cachorros em Cruzeiro do Sul. O caso foi denunciado à secretaria de Meio Ambiente da cidade, onde fiscais averiguaram a situação na casa dela, no último sábado (24).


Segundo a denúncia, um dos cachorros está só osso e o outro bastante sujo e, por ser peludo, não é possível perceber seu estado nutricional.


A secretária de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Edna Fonseca, diz que os animais foram levados para o Centro de Zoonoses do município.

Publicidade


“O estado dos cachorros estava lamentável e os levamos para o Centro de Zoonoses, onde eles estão sendo alimentados e medicados. A senhora disse que dava ração para o animal, mas ele não engorda. Vamos analisar toda essa situação para decidir o que fazer com os cachorros, mas eles não devem voltar para a situação anterior e já tem outras pessoas interessadas nos animais”, relatou a secretária.


Nizia disse que tem o cachorro chamado Zé há muito tempo e apesar do estado do animal, afirma que ele não passa fome.


“Esse cachorro seco faz tantos anos que eu tenho ele. Nunca esse cachorro foi embora e ele não passava fome, não. E eu não sei porquê ele era assim, não”, disse a mulher, contando que o animal costuma revirar a lata de lixo, comer os pelos do cachorro menor e já lhe deu uma queda.


Ela diz que pretende levar de volta para casa apenas o cão menor, chamado Luke.


“Eu queria só o Luke, o Peludinho. Se não se importarem eu trago o Luke. Esse outro cachorro ele pula. Deus me livre. Ele me deu uma queda e eu estou até com um problema aqui no meu joelho”, conta ela.


Maltratar animais é crime previsto na Lei nº 9.605/1998, com pena de detenção e multa. Quando envolve cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 prevê punição mais severa, com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.


Assista ao vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress