Menu

Militante do PP do Acre foi preso com pacote de dinheiro, munições de fuzil e rádio comunicador

Foto: Facebook/reproducão, com montagem de imagem de apreensão obtida pelo ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A operação da Polícia Federal que prendeu o ex-presidente do PP Jovem Hélio do Nascimento Bezerra Júnior, na última quarta-feira (9) numa ação que visa desarticular um grupo acusado por tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais, apreendeu também quase 50 munições de fuzil que não tiveram a origem totalmente explicada.


De acordo com documentos obtidos pelo ac24horas, durante o cumprimento do mandado judicial expedido pelo Juízo Federal da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Acre, Hélio e a esposa, Nycole de Souza Formiga, entregaram voluntariamente dois aparelhos celulares, mas recusaram-se a fornecer senhas ou permitir acesso ao conteúdo dos dispositivos. Quanto à existência de valores em espécie, Hélio indicou um pacote marrom armazenado em um armário da cozinha, afirmando conter a quantia de R$ 25.000,00, que segundo ele, teria sido entregue por um amigo com quem pretendia montar um negócio de compra e aluguel de máquinas, não fornecendo maiores detalhes ou identificação do suposto parceiro. No quarto do casal, agentes da Polícia Federal encontraram outra quantia em dinheiro que não foi contabilizada, cuja origem não foi esclarecida ou justificada.


No pátio da residência do casal, foram encontrados quatro veículos. Em vistoria ao automóvel do investigado, foi localizado um carregador de fuzil contendo 27 munições calibre .222 Remington (5.56 mm), além de um pacote plástico com outras 19 munições do mesmo calibre.

Publicidade


Ainda durante as buscas, foram localizados dois estojos de armas de fogo, que, segundo Hélio Bezerra, pertenceriam a pistolas registradas e atualmente armazenadas em sua fazenda. Também foi apreendido um rádio comunicador portátil, equipamento comumente utilizado por organizações criminosas, embora o investigado tenha alegado que seu uso se dava exclusivamente para comunicação. No interior da residência, dentro de uma gaveta do armário da cozinha, foi encontrado um carregador de pistola calibre 9mm.


O que disse Hélio Bezerra

Em depoimento na delegacia, Hélio Bezerra esclareceu que as munições de fuzil seriam utilizadas no próximo sábado durante etapa do torneio de tiro esportivo no clube Século XXI, e que, inclusive, já estava inscrito no referido evento. Ele admitiu que não possui documentação e perguntado onde, como, com quem e quando adquiriu o carregador de fuzil e as munições de calibre .223, respondeu que permanecerá em silêncio em receio de informar quem é a pessoa que forneceu o carregador e as munições apreendidas, pois teme por sua segurança.


Ele afirmou ainda que possui registro no Exército e na Polícia Federal de armas de fogo e que ao todo tem registradas dois rifles calibre .22, uma espingarda calibre 32, duas pistolas G2C Taurus, calibre 9mm e duas pistolas Taurus, modelos TS9, calibre 9mm. Todas as armas estariam legalizadas.


Hélio já foi preso por porte ilegal de arma de fogo em Rio Branco, em 2021. Na época, foi processado e fez acordo de não persecução penal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress