O Planalto ainda não tem uma data definida para a conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky, A indefinição foi confirmada pela Secretária de Comunicação Social da Presidência (Secom) ao Metrópoles, nesta quinta-feira (3/4).
Lula havia previsto falar com o líder ucraniano nesta semana.
Rusgas
• Desde que assumiu o governo do Brasil pela terceira vez, Lula tem sido criticado por sua postura diante da guerra entre Rússia e Ucrânia.
• Zelensky acusou o presidente brasileiro de ter posturas que favorecem a Rússia, membro do Brics, assim como o Brasil.
• O governo brasileiro chegou a apresentar um plano de paz para a guerra, junto da China. A proposta, contudo, foi rechaçada por Zelensky.
• Lula defendia que as discussões de paz envolvessem os dois lados da guerra, e não só a Ucrânia, como acontecia em cúpulas anteriores.
• Desde o último ano, o diálogo entre Lula e Zelensky é quase nulo, apesar de as diplomacias de Brasília e Kiev manterem contatos.
“Ainda está sendo avaliada uma data compatível na agenda dos dois presidentes”, disse a Secom, ao ser questionada sobre quando o contato deve acontecer.
A expectativa é de que Lula e Zelensky voltem a falar sobre a guerra na Ucrânia, que após mais de três anos ainda não chegou a uma solução de paz.
No próximo mês, o presidente brasileiro também deve manter discussões com o líder da Rússia, Vladimir Putin. A previsão é de que Lula participe das comemorações do Dia da Vitória, em 9 de maio, na capital russa Moscou.
A possível interlocução de Lula com seus homólogos da Ucrânia e Rússia recoloca o Brasil na lista de intermediadores das negociações de paz sobre a guerra.