Menu

Balsa que faz a travessia no Rio Juruá ficará inoperante por 24 horas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Está sem funcionar desde a tarde desta terça-feira, 25, a balsa que faz a travessia gratuita de veículos no Rio Juruá, entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. O Departamento de Estradas, Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), informou por meio de Nota nesta quarta-feira, 26, que a balsa ficará inoperante por mais 24 horas.


Desta vez o problema não é na embarcação que faz a travessia. Segundo o Deracre, o Juruá está em vazante e houve a “descida da praia”, que resultou no acúmulo de areia e fez com que a balsa encalhasse a cerca de 30 a 40 metros da margem do Rio Juruá. Agora ela já está na margem do manancial.


Publicidade


A Nota do Deracre diz que uma equipe está dedicada à manutenção da rampa de atracação da balsa com apoio de máquinas e operadores, para normalizar a situação.
Na margem do Juruá, o que se vê é um trator e uma PC fazendo um novo acesso às margens do Rio Juruá para que os carros subam na balsa por outro local, como uma espécie de “Novo Porto”.
Com a balsa de grande porte parada, os motoristas têm que utilizar as balsinhas, que cobram de R$ 5 a R$ 20 por veículo. As viaturas, como a do Serviço Móvel de Urgência- Samu, não passam nas balsinhas. A opção são as rodovias AC-407 e AC-405, no sentido Cruzeiro do Sul.


Retirada de areia


Um morador de Rodrigues Alves, que prefere não se identificar, disse ter estranhado o fato da “descida da praia em meio à enchente e vazante do Rio Juruá.
“O que eu sei é que tem um empresário de Cruzeiro do Sul tirando muita areia aqui acima. O movimento lá é grande e isso parece estar alterando a movimentação dessa areia aqui que encalhou a balsa com o rio cheio”, relatou.


Assista ao vídeo:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress