Centenas de fiéis se reuniram na noite desta terça-feira, 31 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Rio Branco, para acompanhar a tradicional Missa de Ação de Graças, marcando o encerramento de 2024 e a chegada de 2025. A celebração foi conduzida pelo bispo Dom Joaquín Pertíñez, que destacou a importância da fé e do louvor para iniciar o novo ano.
Em sua mensagem, Dom Joaquín enfatizou que a missa de Ano Novo é um momento de renovação espiritual e agradecimento, e não apenas de celebrações. Segundo ele, é fundamental dar graças a Deus pelos acontecimentos de 2024, além de buscar paz para os corações dos homens e das nações.
“É uma noite muito bonita, muito significativa, que não deve ser só de festa, fogos, bebedeiras e outras coisas mais. Esta é a última noite de ação de graças a Deus por tudo o que aconteceu durante este ano de 2024. Acredito que todos nós temos muitas coisas para agradecer, também para pedir perdão por tantos erros e falhas, e para rogar que a graça de Deus nos acompanhe no próximo ano de 2025. Que seja um ano melhor para todos, que o Príncipe da Paz realmente venha estabelecer a paz nos corações de todos os povos e nações. Que todos possamos viver na paz que Deus deseja, na paz para os homens de boa vontade, como anunciaram os anjos aos pastores em Belém. Enfim, é isso: dar graças a Deus e pedir que sua benção, luz e graça nos acompanhem durante o próximo ano de 2025. Já aproveito para desejar a todos um feliz e abençoado ano novo. Que Deus abençoe a todos”, declarou o reverendo.
O reitor da catedral, padre Manoel Costa, também deixou uma reflexão sobre 2025, que será celebrado como o Ano do Jubileu da Esperança. “A esperança é uma virtude que nos inspira a confiar, mesmo diante das dificuldades. Será um ano para mergulharmos nessa virtude, como um manto que nos protege. Apesar de feridas causadas pelo meio ambiente, guerras e extremismos, a Sagrada Escritura nos convida a nunca perder a esperança. Cristo nos abençoa e nos une em comunhão”, declarou o padre.
Para a fiel Maria Antônia Dourado, de 46 anos, moradora do Segundo Distrito de Rio Branco, a celebração do Ano Novo com Cristo representa o início de um período repleto de bênçãos. “É um momento de agradecer. Tudo o que conquistamos, ou até mesmo perdemos, foi pela vontade do Criador”, afirmou.
A Missa de Ação de Graças é uma cerimônia especial na qual o devoto agradece a Deus por bênçãos recebidas. Os momentos principais incluem a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística, que reforçam a fé e a comunhão entre os fiéis.
FOTOS DE JARDY LOPES: