Menu

Pesquisar
Close this search box.

Projeto Rota da Cidadania é lançado pelo TRE e deve atender 100 pessoas por dia na capital e interior

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 25, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) lançou o projeto “Rota da Cidadania” – que deverá percorrer, por meio de um ônibus, o interior do estado e bairros da capital para garantir atendimento ao público. O atendimento itinerante começa dia 5 de março e encerra dia 30 de abril.


O presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto se solidarizou com a população atingida pela cheia do Rio Acre e igarapés na cidade na abertura do ato, em seguida, ele contou que o objetivo do projeto é descentralizar os serviços e facilitar o acesso dos eleitores que vivem em regiões distantes das Zonas Eleitorais, oferecendo serviços ao cidadão que precisar fazer alistamento eleitoral, regularização, impressão de segunda via e transferência de título, ou emissão de certidões, que deve ser realizado até 8 de maio. Júnior mencionou que haverá 2 ônibus prestando atendimento, sendo um em Rio Branco e outro no município de Cruzeiro do Sul.

Anúncios


Foto: Sérgio Vale

“É a largada para as eleições de 2024 com o lançamento desse projeto Rota Cidadania, que tem objetivo de trazer a justiça eleitoral para mais próximo da população, levar a justiça eleitoral para ficar mais próximo das pessoas. Então, atendimento através de alistamento eleitoral, transferências, regularização e com foco nesse público jovem que vai votar pela primeira vez. Quem vai completar 16 anos até a data do primeiro turno vai poder se alistar e o fechamento do cadastro vai ser dia 8 de maio”, declarou.


Foto: Sérgio Vale

Ao defender as urnas eletrônicas no processo eleitoral, o desembargador deixou claro que a frota de veículos que deverá atuar nas eleições será de 21 nos 22 municípios acreanos. “A credibilidade das urnas eletrônicas tem sido colocada em xeque nos últimos dias, mas temos trabalhado bastante para que a população se sinta segura e tenho confiança no que estamos fazendo, a democracia é criticada, mas é o melhor sistema para se viver”, explicou.


Alberto revelou que o projeto itinerante deverá atender até 100 pessoas por dia e aproveitou o momento para pedir que o público não deixe para última hora a busca por atendimento. “O ônibus tem capacidade de atender quatro pessoas a cada 10 minutos. Dependendo do local e do público que tiver, é uma média de 60 a 100 pessoas por dia. 60 a 100 pessoas por dia. E a gente faz esse apelo para que as pessoas não deixem para a última hora que o fechamento do cadastro vai ser no dia 8 de maio. Então, quem não fez a sua inscrição, quem não fez a sua transferência, quem não regularizou até essa data, vai ficar sem votar. Quem perder este prazo, não poderá votar nas Eleições Gerais, em outubro”, alertou.


Foto: Sérgio Vale

O diretor-geral de Polícia Civil, delegado Henrique Maciel, disse que é importante o trabalho desempenhado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e colocou a Polícia Civil à disposição do órgão para as eleições municipais. “A importância é que a Polícia Judicial e a Polícia Civil sempre participam das eleições com a competência da Polícia Federal, mas, entretanto, ela não tem essa capacidade para estar em todos os municípios e sempre a gente ajuda no processo eleitoral. Como é um ano eleitoral, as eleições municipais, já falei para o presidente que a Polícia Civil está à disposição, como sempre, para a gente ajudar nesse processo democrático”, declarou.


Foto: Sérgio Vale

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido