Menu

Pesquisar
Close this search box.

Brasil supera 700 mil casos de dengue em 2024; Acre é o terceiro em incidência

© nuzeee/Pixabay
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Até esta quarta-feira, 21, o Brasil registrou 715.665 casos prováveis de dengue, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, que tem informes diários sobre dengue, zika e chikungunya.


O número se aproxima dos 1.658.816 casos da doença registrados ao longo de 2023, o segundo pior da série histórica e também o mais letal.

Anúncios


O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior incidência da doença, com 2.922,2 por 100 mil habitantes. Seguido por Minas Gerais (1.199,7), Acre (727,8) e Paraná (649,4).


Em números absolutos, Minas Gerais lidera o ranking com 246.399 casos prováveis da doença. São Paulo (121.919), Distrito Federal (82.321) e Paraná (74.309) aparecem na sequência.


Vacinação


O Ministério da Saúde realizou a distribuição das vacinas contra a dengue para os municípios selecionados. A imunização começou ainda no começo de fevereiro para crianças de 10 e 11 anos, seguindo os critérios da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).


As doses foram enviadas para o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas.


No Acre, o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) anunciou nesta quarta-feira que para ampliar a vacinação contra a dengue na capital acreana vai atender em horário diferenciado a partir desta semana.


Os pais ou responsáveis que queiram levar as crianças para se proteger contra as formas graves da doença terão das 14h às 19h, todos os dias. O Crie Rio Branco fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 595 – Centro, próximo ao INSS.


A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 jovens nessa faixa etária do público-alvo em 11 municípios, sendo eles: Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e também Jordão.


Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, que precisará apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido