Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson se vacina em lançamento de campanha multivacinação em Rio Branco

Foto Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Inicia neste sábado, 27, a campanha de multivacinação no Acre. Durante o lançamento da iniciativa em Rio Branco, diversas autoridades estaduais e municipais participaram da ação, que deve ocorrer até 3 de junho. A realização tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram vacinados ou que estão com algum esquema de vacinação incompleto.


A parceria com o Ministério da Saúde, Estado e Município, garante aproximadamente R$ 1.4 milhão, para o recebimento de insumos, armazenamento, distribuição e capacitação. O titular da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, destacou que o momento é muito importante, pois a cobertura vacinal no Estado se encontra abaixo do planejado, com 55% da população imunizada. “O Acre, assim como o Amazonas, faz fronteira com o Peru, onde nós tivemos um caso confirmado de poliomielite, doença que causa a paralisia infantil. E essa campanha vai servir com que consigamos aumentar essa taxa de imunização, não só para essa doença, mas para todas as outras do calendário vacinal. Iremos dar apoio a todos os municípios e conseguir recursos financeiros para que essas ações sejam de fato efetivas”, disse.

Anúncios


O governador Gladson Cameli, que se vacinou com o filho, relembrou da situação difícil durante a pandemia da Covid-19 e pediu que os pais de crianças e adolescentes do Estado participem da iniciativa. “Não adianta dizer que amo as crianças e que quero o bem delas, mas não proteger todas, principalmente na saúde. Eu sou grato a cada um de vocês que se dedicaram dia e noite por isso e também naquele momento tão difícil, na época da Covid-19. Me dê que eu tomo. Vou me vacinar mesmo e peço para os pais das crianças, que vacinem seus filhos. Não deixem para amanhã um problema tão perigoso”, apontou.


Segundo o prefeito da capital, Tião Bocalom, o estado acreano é muito privilegiado em ser um dos primeiros a ter a realização da campanha, assim como o Amapá. “Nós precisamos melhorar a nossa vacinação aqui no município. Deus nos livre de ocorrer casos de poliomielite, não podemos deixar essa doença terrível chegar aqui. Tenho certeza que com essas ações vamos evitar que nossas crianças sofram com isso. Então precisamos evitar e é somente com a vacina”, declarou.



A secretária de Saúde da capital, Sheila Andrade destacou que a realização faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde, Estado e municípios, que trabalham em conjunto para prevenir a volta de doenças já erradicadas. “Pedimos que a população procure uma unidade de saúde ou um de nossos pontos espalhados pela capital. Aqui estamos oferecendo vacinas para a Covid-19 e Poliomielite, mas nas Uraps teremos o suporte para todas as outras”, informou.


A ação também será realizada em vários pontos da cidade, como supermercados, praças e no Via Verde Shopping. Também participaram do lançamento, os deputados Roberto Duarte e Adailton Cruz, a assessora de imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Lely Guzmán e o diretor do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido