Menu

Acre deve iniciar vacinação bivalente no fim de fevereiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, na última semana, o início do reforço bivalente de imunização contra a covid-19, com previsão para o fim de fevereiro. A expectativa é de que pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas sejam os primeiros públicos a receber a nova vacina.

No cenário internacional, estudos mostraram que as vacinas contra a covid-19, atualizadas para combater a variante ômicron, também apresentam boa proteção contra as mais recentes subvariantes descobertas.

Anúncio

São dois imunizantes atualizados da Pfizer que contemplam sublinhagens da variante ômicron do coronavírus e devem ser utilizados como doses de reforço contra a doença.

“A vacina bivalente possui em sua composição antígenos para prevenção da infecção grave ou óbito pela cepa [variante] originária do Sars-cov-2 e também da ômicron BA.4 e BA.5. Ou seja, é um imunizante com maior eficácia contra a covid e suas variações”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), Renata Quiles.

Segundo o MS, cerca de 19,1 milhões de brasileiros não completaram o esquema vacinal contra a covid-19, tendo recebido apenas a primeira dose, e não estão completamente protegidos contra a infecção.

Veja a ordem prevista da vacinação divulgada pelo ministério ainda sem as datas específicas:

Fase 1: pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas entre 60 e 69 anos;
Fase 3: gestantes e puérperas; e
Fase 4: profissionais de saúde.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.