Conecte-se agora

Gladson cria Conselho de Desenvolvimento Econômico em jantar de lideranças empresariais

Publicado

em

Em um jantar na Federação do Comércio na noite desta sexta-feira, 20, o governador Gladson Cameli deu mais um passo na conquista do apoio do setor empresarial em busca de um segundo mandato. Durante o encerramento do evento, chamado de Encontro de Lideranças Empresariais do Acre, Gladson assinou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do estado.

Prestigiado por presidentes de federações, sindicatos, representantes de associações comerciais do interior e diversos empresários, além acompanhado de deputados e secretários, Gladson explicou que o Conselho vai ter o papel de discutir as políticas públicas para o desenvolvimento econômico do estado e chamou o momento de firmação de compromisso pela geração de emprego. “Nossa preocupação é geração de emprego e quem faz isso é empresário. O governo tem que tratar de criar oportunidades. Era uma necessidade do estado ter as federações e associações ao lado. Depois que conseguimos falar a mesma língua ampliamos a possibilidade de fazer política para que as ideias possam sair do papel e se tornarem realidade”, disse Cameli.

Assubarnipal Barbary, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do governo do estado, explicou como vai funcionar o Conselho na prática. “O conselho reflete um anseio antigo do empresariado de ter um canal de comunicação direto com o governo. Essa comunicação vai acontecer por meio dos encontros e o estado já está trabalhando em um plano de desenvolvimento que vai ter agora a integração do setor empresarial que vai contribuir para a geração de emprego”, explica.

O evento que até então tinha um caráter meramente de formalização de parceria entre setor empresarial e público, ganhou clima de eleição quando o convidado do Encontro de Lideranças Empresariais, o ex-deputado federal e atual Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel, falar da importância do Acre tem um deputado federal que conheça a importância do setor industrial para o desenvolvimento do estado, se referindo ao Presidente da Fieac, José Adriano, pré-candidato à deputado federal. “Importante vocês elegerem o Adriano. Vocês não têm noção do quanto um deputado que conhece o meio empresarial é capaz de ajudar um estado como o Acre trabalhando para atrair empresas para o estado”, disse.

Cameli se empolgou e falou sobre o presidente da Fieac e sobre um possível segundo mandato seu no Palácio Rio Branco. “Eu quero o José Adriano eleito porque a indústria precisa cada vez de seu protagonismo. O meu segundo mandato vai ser ainda melhor porque não estou preocupado com politicagem. Quando se pergunta por alguém que já esteve com a gente e agora quer ser candidato, eu digo que não há problema, mas não vou fatiar o governo, preciso ter confiança para buscar resolver o grande problema do Acre que é a geração de emprego”, enalteceu Gladson.

Feliz com as declarações citando seu nome, Adriano preferiu enaltecer que a atual conjuntura representa o melhor momento do diálogo de todo o setor produtivo. “Temos aqui empresários do interior juntos com os da capital. Chegou a hora do empresariado olhar para frente e entender que temos que trabalhar em parceria. O convite ao governador é também um reconhecimento do esforço ao longo dos últimos meses que ele tem feito de compreender a necessidade de trabalhar lado a lado do empresariado. Viemos nos comprometer com ele e dizer que com a continuidade desse trabalho todo o setor produtivo do Acre vai torcer por sua reeleição”, disse José Adriano.

Destaque 4

Leites e derivados terão mais aumento de preço e possibilidade de escassez no Acre

Publicado

em

Uma preocupação geral das redes de supermercados deve atingir ainda este ano os consumidores acreanos. Procurado pelo ac24horas, o empresário Adem Araújo, sócio do Grupo Arasuper, alertou para mais aumento significativo nos preços nos produtos lácteos. Além disso, há ainda a possibilidade de escassez de leites e seus derivados no estado.

A tendência é que o aumento de preço no leite e seus derivados deva atingir o estado até o final de 2022 e a partir de julho o cliente seja obrigado a pagar de R$ 7 a R$ 8 no litro do leite. A perspectiva é que a situação seja amenizada somente a partir de 2023.

De acordo com o empresário, esses produtos são os que estão tendo aumento de preços nesse momento. “O mercado teve redução na matéria-prima de leite, além do aumento no custo, ainda tem a possibilidade de escassez do produto”, explicou Adem à reportagem.

Segundo ele, os produtos que compõem a cesta básica estão todos com preços em alta. “Alguns estabilizaram, porém em patamares elevados”, diz o empresário. Óleo de soja, arroz e café são produtos que não estão tendo tanta variação, mas em 2020 eram comprados pela metade do preço ou menos, exemplifica a rede de supermercados acreana.

A situação tem impactado não só o Acre, mas estados de todas as regiões do Brasil, ainda que em menor escala de preços. Durante entrevista à Rádio Gazeta 93.3 FM, Adem afirmou que empresários do setor sugeriram isentar o ICMS, o que depende do governo estadual e que um estudo vem sendo elaborado a fim de encontrar uma solução para a inflação.

Continuar lendo

Destaque 4

Dois casos suspeitos de varíola dos macacos são registrados em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Duas mulheres que foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira, 27, estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município com suspeita de terem sido infectadas com a varíola do macaco. As duas apresentam lesões na pele e uma delas, que é vendedora, há cerca de duas semanas teve contato com um estrangeiro. A outra é irmã dela.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul, Rafaela Oliveira, cita que a coleta de material para exame de uma das mulheres foi feita na UPA e enviado para o Laboratório Central Regional do Juruá, que encaminha para Rio Branco. O material para exame da outra mulher, deverá ser coletado nesta terça,28, pela Vigilância Epidemiológica do Município.

“Neste período de 21 dias as duas pessoas serão monitoradas, os contatos sendo observados e faremos a notificação do caso suspeito ao Ministério da Saúde”, explica ela relatando que o médico que atendeu as mulheres na UPA, deu atestados médicos de 21 dias para que elas apresentem no local de trabalho.

Rafaela diz que não há motivo para pânico, mas o momento exige atenção e prevenção. “Os cuidados são parecidos com os da Covid-19, que é usar máscara e álcool em gel para evitar contato com saliva, fluidos corporais e objetos infectados”, frisa.

Além das erupções cutâneas, outros sintomas da varíola do macaco são febre e inchaço dos gânglios (linfonodos).

Continuar lendo

Destaque 4

Sesacre diz que não há técnicos de enfermagem em concurso por falta de vacância

Publicado

em

Pouco depois de o governo do Acre publicar o edital com 622 vagas para nível médio e superior na secretaria estadual de saúde em concurso público efetivo, a gestora da pasta Paula Mariano, explicou a falta de técnicos de enfermagem no certame.

Segundo Mariano, não há vagas para a área porque a vacância não permitia. “A gente sabe da grande necessidade desses profissionais e estamos vendo outra possibilidade”.

Devido à dificuldade de profissionais de nível médio, a secretaria optou por oferecer número significativo de vagas. “A gente vê a necessidade que o estado tem, então focamos também nesses profissionais, como agente administrativo, que a gente precisa em todas as unidades”.

De acordo com a secretária, foi dado ainda olhar especial para outros profissionais, como especialidades em médicos, fisioterapeutas, técnicos em laboratório etc, “sabendo da necessidade do funcionamento adequado da nossa rede de assistência”.

A Sesacre afirma que trabalhou nesse concurso em cima das possibilidades do que era possível fazer e das vacâncias.

Continuar lendo

Destaque 4

AME lança aplicativo com SOS, famoso botão do pânico para seus sócios, e Sistema de Gestão

Publicado

em

Uma nova era se inicia na AME-AC, com o lançamento do Sistema e App AME-Acre Digital, ferramenta que aproximará o sócio da Entidade e fornecerá vários recursos como:

SOS – pedido de socorro com localizador, e contato rápido com o solicitante. Famoso botão do Pânico. Já imaginou, vc estando em perigo iminente, e puder solicitar auxílio de todos os seus irmãos ao mesmo tempo, enviando um localizador, que pode ser aberto nos wazer, Google Maps, etc e levar o socorro com agilidade até você? Bem você sócio da AME terá agora essa ferramenta. Para aumentar nossa segurança, agilizar o socorro e fazer valer o ditado, mexeu com um, mexeu com todos!

Além disto o app trará as funções:

Agendamento do hotel de trânsito;

Convênios com endereço e localizador;

Entre Irmãos (programa pra que os sócios divulguem seus serviços e empresas);

Prestação de contas da Entidade;

Atendimento Jurídico;

Atendimento com o presidente e secretária da AME.

Queremos Saber: onde faremos consultas, que somente os sócios da Ame poderão responder.

Carteira de sócio digital, com autenticação com QR Code.

Cadastro de dependentes, entre outros.

Instale o teste e viva essa nova experiência o app estará disponível em breve na Play Store e na Apple Store

Login é o CPF (somente sócios da AME-ac terão acesso). Senha padrão 1a6.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!