Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisas indicam favoritismo de candidatos à reeleição no Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesquisas Datafolha e Ibope realizadas no Distrito Federal e em 23 estados indicam que 25 de 29 senadores que concorrem nessas unidades da federação largaram na frente e são favoritos à reeleição. Neste ano, estão em jogo duas de cada três cadeiras no Senado. Em 2010, quando estava em disputa o mesmo número de vagas, 17 parlamentares se reelegeram.


Entre estes dois favoritos estão os senadores acreanos Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PSD). Tanto na pesquisa Ibope quanto na de institutos locais, a dupla aparece na frente na intenção de voto dos eleitores. A situação mais confortável é de Jorge Viana, que tem certa folga quando comparado com Petecão.

Anúncios


O senador do PSD tem logo na sua cola dois potenciais candidatos: Márcio Bitta (MDB) e Ney Amorim (PT). Correndo por fora, mas não abatido na disputa pela segunda cadeira, está Minoru Kimpara (Rede).


Nos demais estados, apenas Eduardo Lopes (PRB-RJ), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Wilder Morais (DEM-GO) não aparecem entre os dois mais bem colocados, conforme os levantamentos.


Entre os parlamentares que se encaminham, conforme as pesquisas, para mais oito anos de mandato estão alguns dos principais investigados na Lava Jato, como Renan Calheiros (MDB-AL), Romero Jucá (MDB-RR), Edison Lobão (MDB-MA), Jader Barbalho (MDB -PA), Benedito de Lira (PP-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI). Jader e Renan foram a menos da metade das sessões realizadas pelo Senado no primeiro semestre, como mostrou o Congresso em Foco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido